Fotopoéticas: Programa de experimentações fotográficas

Cultura|Oportunidades

Tendo como eixo conceitual a Fotografia e seus cruzamentos com as demais linguagens artísticas, a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), em parceria com a escola Porto Iracema das Artes, lança o “Fotopoéticas”, um programa de experimentações e invenções fotográficas. Na próxima terça-feira (12), às 19h, o programa será apresentado ao público pela equipe idealizadora constituída por Ângela Ferreira e Iana Soares. O evento é aberto ao público e será uma oportunidade de conhecer a abrangência de formações e criações que o programa pretender realizar. A entrada é totalmente gratuita.

Configurando-se como um espaço aberto às mais diversificadas experiências artísticas, o “Fotopoéticas” vai contemplar cursos, residências, workshops e seminários que compreendam a ligação da fotografia com outras áreas de conhecimento, como a Pintura, a Literatura, o Cinema, a Música e o Teatro. O objetivo é promover, assim, ações pedagogicamente orientadas, fomentando o conhecimento dos participantes para novos conceitos artísticos.

O programa distingue-se por um formato inovador de formação experimental e destina-se a preparar produtos visuais que serão integrados no Festival Internacional de Fotografia, previsto para dezembro de 2018. Este programa integra uma política cultural para a Fotografia no Ceará e representa um impulso de estimulo à criação fotográfica no Estado, visando torná-lo um pólo cultural ainda mais efervescente.

O Fotopoéticas surge como uma plataforma de descoberta, que pretende transformar a região num pólo inovador e criativo, de relevância internacional. Uma das primeiras ações do programa  é o percurso de Fotopintura Digital, que será ministrado no Porto Iracema, pelo Mestre Júlio dos Santos, um dos maiores profissionais da fotopintura brasileira. A formação permeará o conceito da fotopintura, atualizando-o para a cultura digital, e também trabalhará a prática desse fazer artístico, trazendo referências e elementos para compor uma imagem que dialogue com a cena contemporânea.

Fotos: Reprodução / Fonte: Secretaria da Cultura (Secult)

Inscreva-se na nossa newsletter