A gente sabe que deve se alimentar direitinho, ser fitness e levar a sério todas as dicas de saúde que a editoria de comportamento dá. Mas ao mesmo tempo, sempre tem na nossa cabeça aquele anjinho mal do entretenimento dizendo que o bom mesmo é se divertir e cair com gosto naquele hamburgão com batata frita, cheddar e bacon acompanhado de uma cerveja bem gelada. O que fazer então?
Para começar, você sabe o que realmente vai naquele hamburguer que parece tão apetitoso? E na salsicha? Nos nuggets crocantes? Do que são feitos os produtos industrializados? Se você tem estômago, continue lendo…
Em um universo de alimentos, onde o rótulo que diz “100 por cento [coloque aqui nome da sua carne preferida]” não significa, necessariamente, que de fato ele seja feito daquilo que conta, o conteúdo real dos produtos à base de carne servidos em redes de fast-food, por vezes, é um grande mistério. E em tempos em que a indústria de alimentos mas se preocupa em esconder e maquiar do que, de fato, revelar a lista de ingredientes de produtos tão amados como nuggets, presunto, salsichas e outros embutidos, há quem vá na contramão e tente alertar o que de fato se consome quando o assunto são produtos industrializados.
É o caso do fotógrafo Peter Augustus. Peter criou uma assustadora – e um tanto quanto perturbadora, a gente confessa – série de fotos que buscam retratar, daquela forma “sincera como não se pode ser”, alguns dos ingredientes por trás de coisas tão gostosas e aparentemente tão inofensivas. Segundo ele, a ideia do projeto Mistery Meat (Carne Misteriosa, em Português), não é criar nojo ou repulsa nas pessoas (jura?), mas sim alertá-las para que busquem se informar melhor sobre aquilo que estão comendo e, assim, fazerem escolhas mais conscientes em seu dia-a-dia.
Confira algumas dessas fotos sobre produtos industrializados:
Gente, que coisa bizarra! Depois dessas imagens dos produtos industrializados, a vontade é de só comer nossa boa e velha comidinha totalmente feita em casa mesmo…
Fotos: Reprodução/Peter Augustus