Elas são das mais diversas cores, sabores e texturas, além de serem super importantes para a alimentação das crianças. As frutas contêm água, fibras, vitaminas, sais mineiras, frutose, carboidratos, gorduras e proteínas! De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), ingerir esse tipo de alimento na fase infantil reduz o risco de obesidade e diabetes. Crianças com mais de um ano devem consumir de três a quatro porções por dia.
Muitas crianças, infelizmente, fazem cara feia só de ouvir falar em frutas. Se seu filho é assim, mudar a forma de apresentação das frutas pode fazer a diferença. Faça “carinhas” com as frutas no prato. Um rosto de palhaço pode ser feito com uvas para os olhos, cereja para o nariz e banana para a boca. Não é tão difícil, basta a usar a criatividade. Chamar as crianças para montar também é uma boa ideia.
Você também pode colocar frutas sortidas em espetinhos e jogar iogurte em cima das frutas. Corte as frutas em formatos diferentes, como estrelas, lua, lacinho, coração. Para os dias mais quentes, faça picolé com pedaços de frutas. Corte-as em cubinhos e misture ao suco de laranja ou limão, coloque em fôrmas próprias, espete um palito de madeira e leve ao congelador. Veja como preparar frutas no espetinho.
Espetos Coloridos
Ingredientes:
1 tangerina média em gomos
2 bananas-prata em rodelas
2 kiwi em rodelas
2 fatias de abacaxi sem casca em cubos
2 morangos
1 xícara de chá se suco de tangerina
Modo de preparo: monte os espetos com as frutas alternadas. Arrume-os em um refratário. Regue os espetos com o suco de tangerina. Sirva gelado.
Fotos: Reprodução