Fundadora da Zara morre aos 69 anos na Espanha

Moda

Rosália Mera, uma costureira que fundou a Zara morreu na noite aos 69 anos

rosalia_nopatio

A Inditex AS, dona da Zara, comunicou nessa sexta (16) a morte de Rosália, mas sem fornecer detalhes e não quis comentar o caso por e-mail. Mera fundou um loja no noroeste da Espanha que se tornou uma das maiores redes de varejo do mundo. Ela estava de férias na ilha de Menorca e sofreu um derrame, falecendo em um hospital em La Corunã, na região da Galícia, onde nasceu.

A primeira loja Zara foi fundada em 1975 com a ajuda do marido de Mera. O homem é citado pela revista Forbes como a pessoa mais rica do mundo. Inicialmente, a loja se chamaria Zorba, por conta do filme “Zorba, o grego”, mas havia um bar perto do local com esse nome então eles decidiram mudar o nome da loja.

A rede se especializou em versões de roupas populares mais caras a preços mais baixos, tornando-se um sucesso e levou a abertura de outras lojas pela Espanha e pelo mundo. Rosália tinha 6,99% das ações da Inditex e sua fortuna era estimada em US$ 6,1 bilhões. A revista Forbes chegou a classifica-la como 195ª pessoa mais rica do mundo e a 1ª na lista de “mulheres mais ricas que construíram sua fortuna com esforço próprio”.

 

Foto: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter