Um adeus nada convencional: os funerais diferentes dos povos de Gana

Curiosidades
funerais diferentes

Pensar em um funeral é imaginar uma sala com o silêncio quebrado por sussurros e pelas lágrimas dos que ficam, pessoas enlutadas vestindo preto e um ar de tristeza. Pois bem, como cada cultura lida com a morte de um jeito, existem funerais diferentes em todo o mundo. mas poucos são tão curiosos como os que acontecem em Gana.

Para os povo do país africano, o funeral é uma celebração que ressignifica a morte de uma forma única e inspiradora. A despedida é uma festa vibrante, cheia de música, dança e até caixões com formatos inusitados. Isso porque, para esses povos, a morte não é o fim, mas uma transição para o mundo espiritual.

funerais diferentes

Os ganeses acreditam que os ancestrais continuam a fazer parte da vida da comunidade. Sendo assim, um funeral diferente e grandioso garante que o falecido chegue ao outro lado com status e continue a zelar pela família. É uma forma de honrar a memória e celebrar a jornada, em vez de lamentar a partida.

Além dos funerais diferentes: os famosos caixões divertidos de Gana

Mais do que o ar festivo da despedida, a primeira coisa que choca em um funeral em Gana, especialmente entre o povo Ga, são os caixões. Esqueça aquele modelo tradicional em madeira. Isso porque, por lá, o caixão é uma obra de arte que representa a vida, a profissão ou a paixão de quem se foi.

Um pescador, por exemplo, pode ser enterrado em um caixão em formato de peixe ou de canoa. Já um motorista pode ter como última morada um carro de luxo, como um Mercedes-Benz. As possibilidades são infinitas: garrafas de Coca-Cola, leões, tênis, câmeras fotográficas e até mesmo celulares. A produção dessas peças únicas fica a cargo de artesãos especializados, tornando cada um dos funerais diferentes entre si, além de serem um evento visualmente impressionante e cheio de significado.

funerais diferentes

A festa de despedida

Além dos caixões, o clima da cerimônia é totalmente festivo. Em vez de choro, você encontra música alta, dança e muita comida. Para os ganeses, especialmente os Ga, o funeral é a última grande celebração social da pessoa. Portanto, a comunidade se reúne para festejar a vida que a pessoa viveu. A festa pode durar vários dias e envolve um grande investimento financeiro da família, que quer garantir que seu ente querido tenha uma passagem para o outro mundo em grande estilo.

Olhando assim, até que faz sentido uma despedida assim. Você faria?

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter