O que será que aconteceria se alguém misturasse os tradicionais instrumentos de música clássica como violinos, violoncelos, flautas, fagote e afins com as batidas dançantes do funk? Afinal, seria a união de dois estilos musicais bem diferentes – e ambos, clássicos. pois bem, uma dupla para lá de criativa resolveu fazer justamente essa mistura e nasceu assim o Funk Orquestra.
O grupo nasceu em 2019, da mente da dupla de produtores e arranjadores 2FAB, formado por Fabio Tabach e Phabyo DJ. Eles reuniram diversos jovens – grande parte deles vindos de projetos sociais de música sinfônica, das comunidades do Rio de Janeiro para um projeto inovador: a primeira orquestra de funk do mundo. A regência ficou a cargo de Eder Paolozzi, maestro formado no prestigiado Conservatório Giuseppe Verdi, na Itália e atual violinista e regente titular da Orquestra Sinfônica Cesgranrio. E assim nasceu a Funk Orquestra.
Funk Orquestra fez sucesso no Rock in Rio
A ideia por trás da criação do grupo era homenagear os 30 anos de funk brasileiro. Porém a coisa cresceu e ganhou proporções internacionais. Ainda em 2019 o Funk Orquestra fez uma participação especial no Rock in Rio, onde tocou ao lado de Ludmilla, Buchecha e mais. Eles também participaram da edição portuguesa do evento. O sucesso foi tão grande que o projeto continuou e o grupo passou a se apresentar em diversos festivais musicais dentro e fora do Brasil.
Agora em 2022, eles voltaram a se apresentar no Rock in Rio, agora no Palco Favela, mostrando que funk e música clássica podem sim, andar lado a lado. E ouvindo essa galera, isso sim que é som para Mozart nem Beethoven nenhum botar defeito, não é mesmo?
Fotos e vídeo: Reprodução