‘Future Ocean’ em cartaz no Dragão do Mar

Agenda Cultural|Cultura

A exposição “Future Ocean – Uma exposição científica sobre os mares em turnê pelo Brasil” é um dos destaques do encerramento da “Temporada Alemanha + Brasil 2013-2014”. Realizada pelo Cluster de Excelência “Future Ocean” da cidade de Kiel e pelo Centro Alemão de Ciência e Inovação São Paulo (DWIH-SP), a mostra apresenta temas como a pesca sustentável, observação do mar, acidificação dos oceanos, exploração das costas, importância dos recursos minerais e impacto dos resíduos no mar. A exposição aborda também a cooperação a longo prazo do Cluster de Excelência com universidades brasileiras.

Os mares constituem o maior espaço vital do nosso planeta. Sabemos que lhes compete uma função-chave para a nossa existência. Porém, a infinita imensidão dos oceanos está menos investigada do que a superfície da lua. Por isso, a pesquisa oceanográfica é uma das grandes contribuições que a ciência tem a dar para a sociedade. Oceanógrafos de Kiel estão pesquisando as mudanças dos mares do mundo e suas consequências para a sociedade. A exposição trata dos seguintes temas:

> Como reagem as comunidades marinhas à crescente concentração de CO2 no oceano e às consequências da acidificação?

> Em jogos interativos, os visitantes da exposição podem aprender mais sobre o manejo sustentável da pesca.

> 3000 boias científicas monitoram o oceano. Como funcionam sistemas de monitoramento oceânico globais e inovadores?

> Como se faz pesquisa nas regiões costeiras e como o ser humano influencia o desenvolvimento delas? Quais conflitos devem ser resolvidos no âmbito de um manejo sustentável de zonas costeiras?

> Como se faz pesquisa no fundo do mar? Quais os recursos que existem lá, e a quem eles pertencem?

> Diariamente enormes quantidades de lixo plástico chegam nos oceanos. Mas por quanto tempo ele fica no mar, e quais as consequências para os ecossistemas marinhos?

Future_G

Cluster de Excelência “Oceano do Futuro”

O cluster de excelência “Oceano do Futuro“ é uma rede de mais de 200 cientistas da Universidade Christian Albrecht, do GEOMAR Centro Helmholtz de Oceanografia em Kiel, do Instituto de Economia Mundial e da Escola Superior de Belas Artes “Muthesius Kunsthochschule”, todos sediados em Kiel. Eles se uniram para investigar e avaliar em conjunto as oportunidades e os riscos relacionados à alteração dos oceanos e transmitir os resultados ao público.

Serviço:
A exposição segue em cartaz até dia 15 de junho. Visitação: terça a sexta, das 8h30 às 21h30; e sábado e domingo, das 14h30 às 21h30. Gratuito

 

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter