Ooho, uma alternativa simples para o descarte de embalagens descartáveis
Uma solução bastante interessante foi pensada e colocada em prática por três estudantes de design, os espanhóis Rodrigo García González, Guillaume Couche e Pierre Paslier, que desenvolveram um projeto que aparece como uma alternativa engenhosa ao descarte de embalagens plásticas.
O Ooho, parece uma água-viva, mas ela só parece mesmo. A função que o objeto gelatinoso possui é de substituir garrafas plasticas, a embalagem é feita a partir de algas marinhas e cloreto de cálcio, que não precisa ser jogado no lixo, ou nas ruas. Para descartá-lo, basta comer. O Ooho é totalmente comestível e biodegradável.
A nova invenção é formada através de um processo chamado de “esferificação”, um método usado pela primeira vez em 1946 e ainda utilizado por alguns chefs de cozinha. O processo consiste em primeiramente, congelar a água e, depois, os cubos de gelo são encapsulados na membrana gelatinosa. A embalagem ecológica também reduz custos. Segundo seu criadores, ela pode ser feita com apenas 2 centavos de dólares.
Mas parece que assim como todo experimento, este está suscetível a imprevistos. Por ser uma bolha de água, o Ooho pode causar imprevistos em quem optar por usá-lo, já que ao furá-lo ele pode molhar a pessoa de uma vez só. Uma aplicação prática seria a utilização do Ooho em eventos esportivos, principalmente em corridas, já que os corredores jogam muitas garrafas de água no decorrer do percurso.
O projeto foi o vencedor do segundo concurso anual Lexus Design Award e vai ser exibido durante a Semana de Design de Milão, que acontece este mês.
Foto> Reprodução