Imagine só um gerador elétrico movido apenas a àgua e que pode ser utilizado em casa? A novidade já existe e em breve deverá estar disponível no mercado. A engenhoca foi desenvolvida no ano passado pela empresa canadense GDS Technologies, que garante que o gerador é portátil e que funciona apenas com àgua da torneira!
O gerador portátil da GDS vai estar disponível em três modelos: de 5000 watts, 10 mil watts e 15.000 watts. De acordo com o inventor Gregory Potter, o modelo de5.000 watts pode funcionar por até três dias usando quatro galões de água.
Quanto ao processo de utilização do gerador movido a àgua, não há poluição ou liberação de gases de nenhum tipo, nem extensões escondidas para alimentar oaparelho. O gerador também não necessita de substituição baterias, ou seja, o uso dele produz menos lixo tóxico. Outra vantagem do aparelho é o barulho. O gerador é significativamente menos ruidoso do que um gerador de padrão e sua única manutenção é manter o tanque de água limpa, sendo alimentada com água fresca vinda diretamente da torneira. Muito legal, não é?
Entre as características do gerador de água portátil estão os pneus não-infláveis, um botão de parada de emergência, medidores digitais, um temporizador e saídas cobertas. Além disso, também há um disjuntor e uma válvula de admissão opcional, que se conecta a uma mangueira de jardim com desligamento automático e um dispositivo flutuante dentro do tanque de água.
Ainda de acordo com Gregory Potter, o gerador de 10.000 watts pode chegar a alimentar de uma só vez até dois aparelhos de ar condicionado. Já o modelo de 5000 watts pode gerar energia suficiente para alimentar um fogão elétrico, computadores e outros eletrodomésticos de menor porte.
O gerador ainda não está disponível para venda, mas os preços estimados são bastante salgados, pelo menos por enquanto. Isto porque se trata de uma tecnologia nova e com uma taxa de fabricação bastante baixa ( inicialmente serão produzidos apenas 400 modelos por mês!). Os preços estimados vão de cerca de R$ 12.500,00 ( modelo de 5000 watts) até impressionantes R$ 33.000,00 ( pelo modelo de 15.000 watts).
Mesmo sendo uma novidade bastante inacesível ao público em geral, a novidade é um grande avanço no campo da sustentabilidade. A esperança é de que em um futuro próximo o gerador movido a àgua possa ser utilizado em grande escala por empresas e até mesmo por cidades inteiras.
E você? O que achou da ideia? Usaria um gerador como esse na sua casa? Conta pra gente!
Fotos: Reprodução