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Ginástica laboral – 5 exercícios para fazer durante o trabalho!



Quem nunca sentiu dor nas costas depois de um longo dia de trabalho, não é mesmo? Para evitar tais problemas, o Pátio Hype separou 5 exercícios de ginástica laboral para você aliviar a tensão e render mais durante o trabalho. dá só uma olhada!

 Antes de mais nada, na correria do dia-a-dia se torna cada vez mais comum as queixas por dores decorrentes de alterações posturais, lesões por esforços repetitivos (LER) dentre outros. Até porque, passar várias horas sentado na frente de uma telinha com as costas tortas não poderia fazer bem, não é verdade ?

Por isso, a prática de exercícios laborais é tão importante! Além da correção de postura, a modalidade auxilia na redução da tensão emocional e, consequentemente, na melhoria das relações interpessoais. O resultado é uma melhora na qualidade de vida!

ginástica laboral

Ginástica laboral. 1- Preparatório para as costas

Em primeiro lugar, objetivo desse exercício é alongar os músculos das costas antes de um longo dia de trabalho. Dessa forma, você começa o dia mais disposto e deixa seu corpo pronto para o esforço e para o expediente.

Como fazer:

  • Primeiramente, fique de pé, relaxe os braços e incline o pescoço para a frente tentando encostar o queixo no peito;
  • Depois, contraia os músculos das costas, como se estivesse enrolando o corpo para a frente, comece pelos músculos superiores contraindo até chegar na região da lombar;
  • Assim que sua cabeça estiver na altura do quadril, tente encostar os dedos das mãos nos dedos dos pés sem tirar o queixo do peito;
  • Após isso, desenrole devagar, agora de baixo para cima: primeiro os músculos inferiores depois toda a região superior e por fim o pescoço.

Obs: todos os movimentos devem ser feitos vagarosamente e com muita atenção à respiração.

ginástica laboral

Ginástica laboral. 1 – Correção da postura

Em segundo lugar, após longos períodos sentados, é comum sentir um desconforto, principalmente na região da lombar. Nesse sentido, esse exercício alivia a tensão na coluna, além de auxiliar na correção da postura. De quebra, você não precisa nem se levantar!

Como fazer:

  • Com as pernas viradas para frente, coloque sua mão direito no braço esquerdo da cadeira e o seu braço esquerdo nas costas da cadeira;
  • Puxe até sentir uma rotação na coluna e nos músculos das costas;
  • Por fim, segure por 20 segundos e em seguida repita o movimento para o outro lado.
ginástica laboral

Exercício 3 – Alongamento de pulsos

Em terceiro lugar, pessoas que trabalham por longas horas digitando, escrevendo ou fazendo qualquer esforço repetitivo podem sofrer com dores fortes nas mãos e nos pulsos. Por isso, é importante alongar, de tempos em tempos as articulações das mãos.

Como fazer:

  • Com a mão direita, puxe os dedos os dedos da mão esquerda para trás e mantenha o braço alongado por pelo menos 3 segundos;
  •  Repita o procedimento no outro braço.

Obs. esse movimento deve ser feito várias vezes durante o trabalho.

ginástica laboral

Exercício 4 – Leg Lifts

Em quarto lugar, esse exercício é recomendado para pessoas que passam muito tempo sentadas, o leg lift é um dos exercícios mais práticos para serem feitos na rotina de trabalho.

Como fazer:

  • Estique as pernas e cruze-as, colocando uma em cima da outra;
  • Levante as duas do chão e pressione a perna de cima, criando um peso sobre a outra;
  • Repita o processo invertendo as pernas de posição 3 vezes.

Obs. esse exercício pode ser feito até a exaustão, ou seja, até você sentir o músculo ficar fadigado. Portanto, nada de preguiça! Quem disse que não dá para se exercitar durante o trabalho!?

 5 – Relaxamento do pescoço

Por fim, em quinto lugar, depois de muito tempo olhando para a tela do computador, é normal que os músculos do pescoço fiquem tensionados e doloridos. Para evitar maiores complicações e aliviar a tensão. Realize esse movimento pelo menos uma vez por dia.

Como fazer:

  • Mantenha a coluna ereta e incline o pescoço para a esquerda;
  • Rotacione lentamente o pescoço no sentido horário, visando encostar o queixo no peito;
  • Em seguida, incline-o para a direita e deixe a cabeça cair sobre as costas o quanto você conseguir
  • Faça 4 rotações em cada sentido.

E aí, curtiu? Conta para a gente o que achou aqui embaixo nos comentários e aproveite para implementar uma, ou porque não todas as técnicas acima na sua rotina de trabalho. Lembre-se de visitar o Pátio Hype regularmente para ver mais matérias como essa. Até a próxima!

Fotos: reprodução.

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