Mais um post sobre a Givenchy (e, se reclamar, vai ter mais)! A marca decidiu, na última segunda-feira (29), que exibirá sua coleção de Verão 2016 não na capital francesa, mas na Big Apple. Tudo porque uma megaloja da grife está prestes a ser inaugurada por lá e a ação funcionaria como estratégia para atrair mais clientes. O novo endereço será no famoso bairro Madison Square e se juntará às outras duas unidades (nos Estados Unidos): uma em Miami, outra em Las Vegas. Depois de Nova York, a próxima cidade a receber uma filial da Givenchy deve ser a Califórnia.
Givenchy troca Paris por Nova York por uma boa razão: os EUA representam cerca de 20% dos negócios da grife, o que potencializa a atenção dos investidores na região: “O mercado americano é muito dinâmico. É forte, sólido e ainda está crescendo”, explica o CEO da maison, Philippe Fortunato. O próximo desfile vai acontecer em setembro, mais precisamente no dia 11, uma data nada amistosa para os americanos (por fazer lembrar o atentado terrorista ao World Trade Center, em 2001). “Esse é um dia delicado para os Estados Unidos então a coleção será uma celebração da família e do amor”, disse Riccardo Tisci ao portal WWD.
Mas no caso da Givenchy, é uma data delicada por duas razões: além da questão do ataque, ainda marca uma década de Riccardo Tisci à frente da criação. Outros estilistas, que desfilaram suas coleções neste dia, também fizeram uma menção honrosa ao trágico ocorrido.
Um acontecimento como esse promete reunir grandes nomes do mundo da moda, além de celebridades em geral, como Rihanna, Kanye West, Jessica Chastain e Julianne Moore – todos amigos pessoais do estilista. Na direção artística do evento, ele já garantiu a presença da artista performática Marina Abramovic.
“Nova York me dá muita energia. Me sinto livre quando estou lá”, contou Tisci, animado. Ele declarou que tem um sentimento especial pelo país, devido às oportunidades que são proporcionadas e a sensação de liberdade. A grife Valentino também optou pela mudança, mas não por Nova York: ao invés de desfilar sua coleção de alta-costura em Paris, desfilará em Roma – local que, em breve, também contará com uma megaloja italiana.
Falta só vir para cá, hein, gente?
Fotos: Reprodução