A empresa Google, além de um dos maiores sites de buscas do mundo online, vem cada vez mais investindo em projetos inovadores de energia renovável em grande escala, que podem se tornar importantes fontes de energia no futuro.
Este mês, a gigante anunciou que irá ajudar a financiar um projeto que consiste na construção de uma usina solar em parceria com a empresa do setor de energia solar fotovoltaica SunEdison. O projeto se chama Regulus e ficará em Kern County, no sul da Califórnia.
O Google investirá o valor de 145 milhões de dólares no projeto, que será construído em um antigo campo petrolífero e terá capacidade para produzir 82 megawatts de eletricidade, o bastante para abastecer dez mil casas nos Estados Unidos.
Além de ajudar o futuro do nosso meio ambiente, o projeto ainda deve gerar 650 empregos locais, segundo informações do próprio Google.
Este é o 17º investimento da multinacional em projetos de energia renovável desde 2010. Dentre estes projetos estão:
Recurrent Energy: projetos em fotovoltaicos (PV) de grande escala na Califórnia
Clean Power Finance:financiamento para sistema solar em telhados
SolarCity: sistema solar para milhares de telhados residenciais
BrightSource: energia solar concentrada em grande escala
Atlantic Wind Connection: uma linha avançada para transmissão de energia limpa
Alta Wind Energy Center: aproveitamento de ventos do Mojave
Shepherd’s Flat: um dos maiores parques eólicos do mundo
Parques eólicos Peace Garden: abertura de mais financiamento para energia eólica
Fotovoltaicos na Alemanha: investimento em energia limpa no exterior
Somando um total de um bilhão e meio de dólares investidos.
A empresa, inclusive, já foi reconhecida pelo compromisso em utilizar e investir em energia renovável e por reduzir o impacto ambiental global. Esperamos que o Google sirva de exemplo para que outras grandes empresas também passem a pensar mais no nosso meio ambiente e se conscientizem que investimentos em energia limpa, verde e sustentável são cada vez mais necessários.
Fotos: Reprodução