Governador e Ministro da Saúde realizam mobilização para o fim do sarampo

Acontece|Ceará|Política

O Governador Camilo Santana e o Ministro da Saúde, Arthur Chioro, convocaram, ontem (5), os profissionais da Saúde do Ceará para uma mobilização pela erradicação do sarampo no Estado. O surto da doença no Estado, que chegou a atingir 34 municípios, inicia o mês de maio restrito a cinco municípios – Fortaleza, Caucaia, Horizonte, Trairi e Itaitinga. Em abril foi confirmado até o momento um único caso, ocorrido no dia 4, em Fortaleza.

Para o Governador é muito importante o esforço dos órgãos estaduais na erradicação da doença. “Tenho a convicção de que os profissionais da saúde têm compromisso com a saúde pública do Estado do Ceará. São secretários, prefeitos e agentes empenhados nesta operação. Eu não tenho dúvidas que nós vamos cumprir essa missão e garantir o resultado esperado nos próximos dias. Faço esse pedido também à imprensa para que nos auxilie nessa luta”, disse.

O Ministro Arthur Chioro convocou os representantes para fazer um esforço concentrado e erradicar o sarampo para manter as Américas livres da doença. “O Brasil tem um dos mais antigos programas nacionais de vacinação, um dos mais exitosos e reconhecido internacionalmente. Nós somos capazes, ao longo da nossa história, de controlar, erradicar e deter, inúmeras enfermidades que muitos países desenvolvidos e ricos não conseguiram. O Estado do Ceará tem tradição em saúde pública e vai honrá-la com a erradicação do sarampo”, afirmou.

Governador e Ministro da Saúde realizam mobilização para o fim do sarampo

Camilo falou ainda que o trabalho para deter o surto será intensificado. “A ideia aqui é de uma grande mobilização para eliminar definitivamente o sarampo no Ceará. Desde janeiro, nós estamos registrando uma redução no número de casos e esperamos erradicar de vez a doença. Intensificaremos não só a vacinação como a vigilância em relação a qualquer suspeita e tomar todas as ações necessárias”, informou.

Após quatro semanas sem casos confirmados, o surto de sarampo perde força e teve redução de 13,11 casos em média por semana epidemiológica em 2014 para 6,29 casos este ano. Não houve nenhum registro de óbito no Ceará durante o surto. Antes de 2013 fazia 14 anos que não era registrado nenhum caso de sarampo no Estado.

Sobre o Sarampo
É uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, transmissível e extremamente contagiosa, muito comum na infância. A ocorrência de febre, por mais de três dias, após o aparecimento do exantema, é um sinal de alerta, podendo indicar o aparecimento de complicações. As complicações mais comuns são: infecções respiratórias; otites; doenças diarreicas e neurológicas.

O No Pátio destaca a ação do Governo do Estado em parceria com o Ministério da Saúde e torce para erradicação do sarampo no nosso Ceará.

Fotos: Reprodução.

Inscreva-se na nossa newsletter