
O governador Elmano de Freitas comemorou, nesta segunda-feira (22), a entrada de quatro municípios cearenses no Programa Estação Juventude, do Governo Federal. Fortaleza, Horizonte, Tauá e Barbalha vão receber R$ 500 mil cada para fomentar políticas para jovens, entre 15 e 29 anos, com cursos, esporte e cultura. O evento, que aconteceu no bairro Messejana, na Capital, também contou com a presença do ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Guilherme Boulos; além de outras autoridades.

“Quero agradecer demais ao presidente Lula pelo anúncio de hoje. Muitas vezes os pais dessa juventude não têm o dinheiro para pagar um curso e não vai ser falta de dinheiro que vai impedir que esse jovem se capacite, consiga um emprego e tenha uma vida mais digna. Vamos fazer isso ser possível”, destacou o governador Elmano de Freitas.

O convênio tem duração de dois anos. O Estação Juventude acontece por meio da Secretaria Nacional de Juventude para, em conjunto com estados e municípios, fortalecer o acesso a tecnologias sociais para a promoção e garantia dos direitos dos jovens.
Em Fortaleza, o projeto selecionado é voltado ao fortalecimento da Casa da Juventude (Caju) da Vila Social de Messejana, equipamento do Governo do Ceará de referência para juventudes.
No município de Horizonte acontecerão ações como a ampliação de cursos em tecnologia, inglês, cultura e economia criativa; além da realização da Feira Juventude Viva de Inovação e Economia Criativa. O prefeito Nezinho Farias agradeceu os investimentos. “Ficamos muito felizes de ter sido um dos municípios selecionados para o Estação da Juventude.

O presidente Lula, junto do governador Elmano, tem sido uma referência de Governo. Como é bom ter um Governo Federal e um Governo do Estado que trabalham de mãos dadas para o bem da nossa população”, comentou.
Em Tauá, os jovens poderão aproveitar espaço maker e laboratório de tecnologia; também oficinas, cursos, palestras e ações culturais e esportivas.
Para Barbalha, a população terá acesso a reativação do CEU das Artes, com a oferta de 54 turmas de cursos e oficinas profissionalizantes; como também a integração com eventos culturais tradicionais do município, como a Festa de Santo Antônio. Prefeito do município, Guilherme Saraiva, comemorou a chegada de um programa tão importante. “Isso é oportunidade e também sensibilidade por parte da União e do Estado. Vamos conseguir chegar mais próximo da nossa base, do nosso futuro”, pontuou.

Também estiveram presentes o secretário do Esporte, Rogério Pinheiro; a secretária da Cultura, Luísa Cela; entre outras autoridades.
Fotos: Reprodução/Fonte: Governo do Estado.





