Ao contrário da gestão anterior da prefeitura de Fortaleza, com a ex-prefeita Luizianne Lins (PT), o prefeito da cidade, Roberto Cláudio (PSB), disse que seu governo não terá slogan. A única mudança será o redesenho do brasão de Fortaleza. O símbolo centenário ganhará linhas mais leves. O brasão foi idealizado por Tristão de Alencar Araripe (1821-1908).
Assim como o Governo do Estado, Fortaleza terá apenas o brasão oficial como marca. Em 2007, quando assumiu o governo, Cid Gomes, padrinho político de Roberto Cláudio, tinha optado pela mesma decisão.
De acordo com a assessoria da Prefeitura, a decisão de Roberto Cláudio cumpre o que manda o parágrafo 1º do artigo 37 da Constituição Federal: “A publicidade dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos deverá ter caráter educativo, informativo ou de orientação social, dela não podendo constar nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos”.
As mudanças também são baseadas na lei 023/2005 do vereador Iraguassu Teixeira (PDT), que determina o uso obrigatório do brasão do Município como símbolo da cidade. Entre outros pontos a lei determina “a necessidade de haver a indexação do símbolo à cidade, e não às pessoas que a governam”.
O que muda
Uma das principais mudanças é o número de torres na parte superior do brasão, antes eram três, desenho equivocado já que representa uma capital de Estado, diz a assessoria da prefeitura. O novo desenho traz cinco torres visíveis com portas.
Na cor do mar, um tom mais azulado diferente do esmeralda da última versão. “Aproximamos o registro das cores das águas à cor verdadeira do nosso mar”, defende a gestão.
A torre central também sofreu adequações e ganhou uma cor mais dourada. Há mudanças também no desenho dos ramos que ficam às margens do símbolo oficial e da faixa que imprime o latim “Fortitudine”, que significa força, valor ou coragem .
O que você achou das mudanças?
Imagens: reprodução