Governo do Ceará, Unicef e Iprede capacitam agentes comunitários e enfermeiros em desenvolvimento infantil

Acontece|Atualidades|Ceará

“Estudos realizados pela Universidade de Harvard mostram que a cada um real investido na infância são oito dólares que retornam para a sociedade. A crianças são o futuro do nosso Estado e do nosso País. É necessário um olhar diferenciado para elas”. A observação é da primeira-dama do estado do Ceará, Onélia Leite Santana, e parece que está sendo levado bastante a sério no contexto do Programa Mais Infância Ceará.

A prova disso, é que cerca de 700 agentes comunitários e 120 enfermeiros da Estratégia Saúde da Família participam de capacitação em desenvolvimento infantil promovida pelo Governo do Estado do Ceará, por meio do Gabinete da Primeira-Dama, da Secretaria da Saúde (Sesa) e da Escola de Saúde Pública (ESP), em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e o Instituto da Primeira Infância (Iprede).

1l7hup8m1njhaqcuw5dt8pn1rVoltado para agentes comunitários de saúde, enfermeiros e coordenadores da Atenção Básica das Coordenadorias Regionais de Saúde, o curso “Família Brasileira Fortalecida” será lançado nesta quinta-feira (17), a partir das 8h30, na ESP, com a presença da primeira-dama do estado, Onélia Leite Santana, e do secretário da Saúde, Henrique Javi.

Em junho deste ano, foi realizada a primeira parte do treinamento em desenvolvimento infantil para a primeira infância, de zero a seis anos, com a parte presencial, que agora será complementada pelo curso, de ensino a distância, com 80 horas/aula. Durante o curso “Família Brasileira Fortalecida”, os agentes de saúde serão acompanhados pelos enfermeiros.

Como dito anteriormente, a capacitação dos agentes comunitários e enfermeiros é mais uma ação do Programa Mais Infância Ceará, voltado para o desenvolvimento infantil e idealizado pela primeira-dama Onélia. A iniciativa é especificamente do pilar Tempo de Crescer, que é a construção de uma rede de fortalecimento de vínculos familiares e comunitários através de serviços e formações que contemplem profissionais, pais e cuidadores.

Fotos: Reprodução. 

Inscreva-se na nossa newsletter