O presidente da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), Roberto Smith, anunciou ontem (10), que o governo do estado retomou os estudos referentes a instalação de um novo aeroporto internacional de cargas e passageiros. O novo equipamento seria instalado no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP).
O projeto que fazer do novo aeroporto o maior do Ceará. “A gente derrubou a ideia de que seria um aeroporto só de cargas”, explicou Smith. Ele fala que o novo equipamento atenderá a demanda de voos nacionais e internacionais. O Aeroporto Pinto Martins, Fortaleza, ficaria limitado aos voos regionais e executivos.
“O Pinto Martins é um aeroporto de uma pista só. Se algum avião pousar mal e criar algum problema na pista, ninguém mais pode pousar”, salienta. Dois locais já passaram por estudos técnicos para a construção do aeroporto, no entanto, nenhum dois foi aprovado. “O estudo está sendo readequado para uma nova localização”.
O levantamento que deve apontar uma localização e a viabilidade do novo aeroporto deve ficar pronto em seis meses, diz Smith. Ele ressalta que não é possível saber se os investimentos no novo aeroporto serão feitos por meio de uma Parceira Público-Privada (PPP).
Foto: reprodução