Governo investirá R$ 1,5 bi em pesquisa para saúde

Acontece|Política

Esta semana, durante um encontro com pesquisadores, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou o investimento de R$ 1,5 bilhão nos próximos quatro anos na área de pesquisa e produção tecnológica no Brasil!

De acordo com o ministro, o Ministério da Saúde pretende investir em novos tratamentos, medicamentos e vacinas para a população. “Talvez o Brasil seja o único país do mundo que, no meio de uma crise internacional, ousa fazer um anúncio de investimento tão potente. O orçamento é quatro vezes maior do que o aplicado nos últimos oito anos de pesquisa de inovação tecnológica”, declarou Padilha.

Segundo o Governo, o objetivo é alinhar a pesquisa nacional às necessidades da saúde do país. Entre outros objetivos, o aumento do orçamento nessa área visa reduzir a dependência da importação de medicamentos. No mês passado,a  Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou um levantamento mostrando que 80% dos estudos de novos princípios ativos de remédios são feitos por indústrias e laboratórios multinacionais.

Os recursos irão financiar estudos sobre dengue, malária, câncer, aids e doenças crônicas não transmissíveis. “Estamos investindo em pesquisa e inovação tecnológica para que tenhamos, aqui no Brasil, medicamentos para enfrentar os nossos problemas”, disse o ministro da Saúde.

Alexandre Padilha também afirmou que os recursos também servirão para avaliar as políticas públicas implantadas. “Veremos se as nossas iniciativas estão corretas. Por exemplo, lançamos o programa academia da saúde. Onde foi colocada, nossos estudos mostram que ela colabora para reduzir em 50% o uso de antiflamatórios na população. Poderemos avaliar se esse é um resultado que acontece no país inteiro.”

 

Foto: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter