Gravidez na adolescência: Comunicação e prevenção

Acontece|Câmara Municipal de Fortaleza|Saúde

Além das questões sociais, psicológicas e afetivas, a gravidez na adolescência envolve riscos clínicos que podem ser prejudiciais à mãe e ao bebê. E para auxiliar as jovens neste contexto, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferta de maneira gratuita métodos contraceptivos que ajudam no planejamento familiar. São eles: 

– anticoncepcional injetável mensal; 
– anticoncepcional injetável trimestral; 
– minipílula, pílula combinada;
– pílula anticoncepcional de emergência (ou pílula do dia seguinte);
-Dispositivo Intrauterino (DIU);
-preservativo feminino e preservativo masculino.

A comunicação é um dos principais métodos para auxiliar os adolescentes na prevenção a gravidez indesejada. Nesse sentido, o município de Fortaleza integra o Programa Viva seu Tempo que atua de forma multidisciplinar as questões relacionadas à prevenção a gestação na adolescência, com abordagens sobre métodos contraceptivos, planejamento familiar para evitar a evasão escolar e o apoio às gestantes durante o período letivo.

Além disso, dispõe do Programa Gente Adolescente, que junto à Secretaria Municipal da Educação (SME) desenvolve atividades educativas para fomentar o debate sobre a visão e as expectativas de futuro para os adolescentes. A iniciativa atua nas unidades de saúde, capacitando os profissionais para o cuidado com o público desta faixa etária.

Fotos: Reprodução / Fonte: CMFOR
Pátio Hype

Inscreva-se na nossa newsletter