Grife Moschino acusada de plágio por Joseph Tierney

Estilistas|Moda

Não tá fácil para ninguém. Parece que a grife preferida da cantora Anitta está passando por maus bocados. Joseph Tierney, artista que trabalha com técnicas de grafite, está acusando a grife Moschino (cuja última campanha de outono/inverno 15-16 foi estrelada pela Katy Perry, confira aqui!) e o estilista Jeremy Scott de tê-lo plagiado!Joseph é conhecido como Rime, artisticamente. Ele afirmou que algumas de suas criações foram usadas (sem sua autorização, claro) em peças da coleção de outono/inverno 2016 da marca. Uma dessas peças seria o vestido usado por Katy Perry no Baile do MET, em que ela estava, inclusive, acompanhada pelo estilista, que também usava a mesma estampa (a acusada de ter sido plagiada) na roupa.

Segundo informações do grafiteiro, as ilustrações foram feitas em 2012, em Detroit, nos Estados Unidos. Leia um trecho da ação judicial: “Rime é um artista conhecido. Os réus Moschino e Jeremy Scott – dois nomes fortes na alta moda – utilizaram, sem explicação, autorização ou conhecimento, a arte de Rime em peças de vestuário de alto valor. Como se esta apropriação indevida já não fosse ruim o bastante, Moschino e Jeremy Scott fizeram pinturas por cima do trabalho do artista – impondo os nomes da Moschino e de Jeremy Scott com tinta spray, como se fosse parte do trabalho original”. As informações são da Vogue UK.

katy-perry-e-jeremy-scott-no-met-ball
Katy Perry e Jeremy Scott no MET Ball

Apesar de as peças terem sido exibidas no desfile da coleção correspondente, a questão que a ação judicial contesta é referente ao MET Ball, quando Katy e Jeremy usaram as estampas supostamente plagiadas. Nem precisa olhar a fundo para perceber que a imagem é bem parecida, não é, gente? E realmente houveram uns retoques por cima, o que deve ter enfurecido o artista ainda mais… Ainda de acordo com a ação, é mencionado que a intérprete de “Roar” teria sido paga para usar a roupa.

Joseph Tierney quer ser indenizado e mais: solicitou também que as roupas que contêm suas ilustrações sejam retiradas de circulação. Por enquanto, nem Moschino nem Jeremy Scott (nem Katy Perry) falaram sobre o assunto. Será que essa história da Moschino acusada de plágio ainda vai render? Sim ou com certeza? Opinem!

 

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter