A programação cultural de Fortaleza continua repleta de boas atrações e agora chegamos com dica para quem curte música instrumental. Nesta sexta-feira, dia 30 de setembro, o Auditório do Centro Dragão do Mar será palco do show “Solos Nordestinos”, do Syntagma. A apresentação faz parte do Dragão Instrumental, onde o grupo vai proporcionar ao público um repertório de música renascentista e barroca, além dos clássicos da música nordestina, característica forte do grupo.
Comemorando 30 anos de atividades neste ano, o Syntagma continua com a proposta de mostrar a forte ligação da música nordestina com a música antiga europeia (medieval, renascentista e barroca), através de um minucioso trabalho de pesquisa que identifica a similaridade das estruturas musicais, rítmicas e melódicas entre esses dois períodos, numa linguagem contemporânea. Sendo o mais antigo grupo de câmara em atividade no Ceará, ele exerce assim um papel ímpar na sonoridade e forma de interpretar.
Nessa vibe musical, o show no Dragão do Mar terá destaque para músicas bem tradicionais da nossa cultura nordestina, como “Lembrando o Sertão”, de Luizinho Duarte, e clássicos de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira. No emprego flautas doces e os instrumentos antigos, o Syntagma fará uma sensível fusão do novo e do antigo, do erudito e do popular, explorando de forma rica a sonoridade dos seus instrumentos. Tudo isso, em uma trajetória que já rendeu um verbete no dicionário Houaiss da Música Popular Brasileira, organizado por Ricardo Cravo Albin.
Participar do Dragão Instrumental é, portanto, uma forma de celebrar as três décadas do Syntagma. Por vezes, exercendo um papel de laboratório musical, mais de 60 músicos já passaram por sua formação, aprimorando e selecionando o repertório e explorando novas possibilidades sonoras, onde desperta o interesse de compositores e arranjadores, bem como a conquista de um público cada vez mais apreciador do trabalho.
Fotos: Reprodução