Ganhar dinheiro sem sair de casa é o sonho de muita gente. Não ter que enfrentar trânsito todos os dias, economizar com transporte, ficar perto dos filhos e ter a possibilidade de decidir seus próprios horários são alguns dos aspectos que fazem as pessoas buscarem profissões que possam desempenhar fora de um escritório.
De fato, o home office vem arrebanhando uma legião de adeptos no Brasil e no mundo, mas se todo domingo à noite bate aquela preguiça de ir para o trabalho no dia seguinte e você já se imagina trabalhando em casa, respondendo aos e-mails dos clientes de pijama e fazendo longos intervalos para assistir o programa esportivo do meio dia e o filme da sessão da tarde, definitivamente você deve repensar seu conceito de home office antes de decidir trabalhar em casa.
Para quem tem consciência que esse tipo de trabalho exige a mesma organização de horários que o trabalho no escritório, e também sabe que não se trata de algo milagroso que promete rios de dinheiro da noite para o dia sem nenhum esforço, o Pátio Hype listou seis profissões que permitem que seus trabalhadores exerçam atividades remuneradas no conforto de suas casas. Confira a lista de cargos para quem quer trabalhar em casa de forma séria.
Assistente virtual
Sabia que profissionais formados em áreas administrativas, contabilidade, secretariado e afins também podem trabalhar em casa? Hoje diversas empresas terceirizam o trabalho ou contratam profissionais para home office. Entre as atividades que permitem esse tipo de trabalho estão: atendimento telefônico, captação de clientes, assistente administrativo, contas a pagar e receber, organizar reuniões e treinamento.
Designer gráfico
Uma profissão que precisa estudar para entender os programas de produção gráfica, meios de comunicação, marketing semiótica, tipografia. Um designer gráfico pode trabalhar em várias áreas montando logotipos, marcas, livros, revistas, folhetos, catálogos, jornais, embalagens, websites, softwares, jogos, eventos, anúncios, enfim, uma boa profissão que vem crescendo a cada dia.
Esteticista/cabelereira/manicure
Essas profissões podem soar comum, mas há bastante campo e está crescendo a cada dia a procura de pessoas que atendam a domicílio ou mesmo em casa com essas atividades.
Tutor online
Professores formados, em qualquer área, também encontram vagas para trabalhar em casa através da Internet. Ao se tornando um tutor online você pode desenvolver cursos e ministrá-los sem sair de casa. Muitas instituições de ensino já contratam esses profissionais, verifique junto a colégios e universidades de sua cidade.
Jornalista/Blogger
O principal objetivo de um jornalista é divulgar notícias. Ele pode se dedicar a todos os processos da produção de uma matéria: definir pautas, investigar fatos, apurar a veracidade das informações, entrevistar pessoas, redigir textos e muito mais. Dependendo do tipo de trabalho que o jornalista executa, é possível fazê-lo em casa. Existem profissionais que fazem pesquisas pela Internet e redigem textos para jornais, revistas, portais, etc.
Revisor de Texto
Assim como acontece com um escritor, o revisor de texto precisa de um lugar tranquilo para se concentrar em seu trabalho. Qualquer tipo de texto pode ser submetido a este profissional, que fará correções gramaticais e de coerência do discurso, para que a leitura se torne mais fácil e agradável.
Além de corrigir o conteúdo dos materiais escritos, um revisor pode alterar a estrutura de um texto (divisão por capítulos, citações, parágrafos, cabeçalho, etc.) para que ele fique nos padrões exigidos. Isso é muito comum em trabalhos acadêmicos (trabalhos de conclusão de curso, dissertações de mestrado, teses de doutorado, artigos científicos, etc.) e em documentos oficiais (circular, ofício, carta, aviso, decreto, edital, etc.).
Nossa listinha teve a intenção de servir como um começo para quem está planejando sua independência profissional e, claro, a fuga do trânsito cada vez mais caótico das grandes cidades brasileiras. Mas, antes de finalizarmos a matéria é importante lembrar que para aproveitar todas as vantagens que esse sistema de trabalho pode oferecer, é necessário cuidado e bom senso. Pois, o principal perigo é confundir o conforto de se trabalhar em casa com a falta de profissionalismo.
E aí, arriscaria uma 7ª profissão? Qual seria?
Fotos: Reprodução.