Glitter no verão? 5 formas de apostar no make com brilho
9 de novembro de 2020
Thyane Dantas e Wesley Safadão
Fãs especulam crise entre Thyane Dantas e Wesley Safadão
9 de novembro de 2020

Guia iniciantes – 6 dicas essenciais para começar a correr

corrida - img destacada

Portrait of beautiful couple running in the street.

Quer implementar a corrida na sua rotina, mas não sabe por onde começar? Confira aqui, as dicas que o Pátio Hype preparou para você entrar de cabeça nesse esporte que tem ganhado cada vez mais adeptos devido a sua simplicidade e eficiência!

 As pessoas não acreditam, mas o mais difícil desse esporte não é o esforço físico, mas sim conseguir manter a rotina de treino e ter planejamento e constância para alcançar os resultados.

1 – Comece devagar.

Assim como em todas as atividades físicas, o corpo precisa, primeiramente se adaptar ao esforço. Não vá achando que no primeiro dia você deve correr uma maratona.

Por isso, comece devagar! Caminhe por um período de tempo que você se sinta confortável (no início tente fazer sessões de 10 a 30 minutos). Uma vez que você estiver condicionado a andar por meia hora, incremente pequenos trotes de 1 a 2 minutos durante o exercício.

Vá aumentando a frequência e a quantidade dos trotes até que, conforme o tempo for passando, você consiga correr por 30 minutos sem parar.

corrida - img 2

2 – Use tênis adequados.

Faça do seu par de tênis seu melhor amigo! É claro que não é necessário realizar investimentos astronômicos nos últimos modelos com tecnologia x e y que nunca nem ouvimos falar, basta você ter um bom par de tênis de corrida.

 Até porque, diferentemente dos calçados comuns, os tênis de corrida são desenvolvidos para ajudar a pisar da forma certa no chão, diminuindo a quantidade de impacto que é absorvido pelas pernas. Além disso, eles garantem maior conforto durante o exercício, impedindo que o pé fique “sambando” dentro do tênis.

corrida - img 3

3 – Monte uma planilha de treino.

Parte fundamental da rotina de um corredor, a planilha de treinamento é uma espécie de agenda que vai te orientar a desenvolver a corrida como hábito e te ajudar em sua evolução.

Dividida em diversas atividades para você realizar durante a semana, as planilhas são ótimas para quem quer atingir determinados objetivos, como completar 5, 10 ou 21 quilômetros

Segue abaixo alguns apps para fazer sua planilha e começar a correr com o pé direito!

corrida - img 4

4 – Atenção com a respiração

Pela boca ou pelo nariz, tanto faz! Contanto que a respiração seja cadenciada é normal e natural ficar alternando a forma de respirar. Durante a corrida, nosso corpo vai se adequando naturalmente. É a lei da oferta e da demanda, à medida que você se esforça mais, seu corpo vai pedir mais oxigênio.

Por isso, tente manter um ritmo de respiração constante e cadenciado evitando assim um cansaço excessivo e a famosa “dor desviada” no abdômen.

Dica: inspire a cada três passos e expire por dois passos. Assim, você equilibra o seu corpo e evita lesões.

corrida img 5

5 – Cuide da alimentação

É importante manter uma alimentação saudável para maximizar os resultados da rotina de treinos. Isso não quer dizer regime, combinado? Não tenha medo dos carboidratos e alimentos mais calóricos antes do treino.

O mais indicado, é se alimentar meia hora antes da atividade física. Procure um nutricionista se quiser uma análise mais profissional do seu cardápio. É importante entender o que te faz bem, seja uma comida mais sólida e energética ou apenas algo mais líquido por exemplo.

6 – Onde correr?

Contanto que o lugar seja seguro e que você se sinta confortável, vale tudo. No começo, há quem prefira correr na esteira, já que você não encara resistência do vento, o que faz a corrida ser mais fácil. Além de te dar total controle sobre o exercício.

Com o passar do tempo, calçar o tênis e sair correndo por aí vai se tornar um momento de distração e prazer na sua rotina. Por isso, aproveite o dia e vá dar o segundo passo para construir essa rotina, pois o primeiro você acabou de dar!

E aí, curtiu? Comente aqui embaixo o que achou e lembre-se de visitar o Pátio Hype regularmente para ver mais matérias como essa.

Fotos: reprodução.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *