Entre as diversas formas existentes de prestar solidariedade a alguém, uma das mais importantes é a doação de sangue. Seja doando ou incentivando outras pessoas a doarem, essa simples atitude pode ser capaz de salvar muitas vidas.
Incentivando atitudes simples como essa, o Hemoce vai lançar amanhã (terça-feira, 10) a IX Semana Nacional do Doador Voluntário de Sangue, que acontece no período de 23 a 29 de novembro e terá como conceito de sua nova campanha o tema: “Doar sem olhar a quem – Um ato de amor”. Como parte do lançamento oficial, quem realizar as doações de sangue no Hemoce vai desfrutar de uma manhã alegre e divertida assistindo ao show de humor do cearense Lailtinho Brega.
Tradição em todos os hemocentros do País, a Semana do Doador Voluntário de Sangue tem como principal objetivo agradecer aos doadores e incentivar novos voluntários a doar sangue. No Ceará, os eventos festivos acontecem no hemocentro coordenador (Av. José Bastos, 3390, Rodolfo Teófilo) e em todas as sedes de hemocentros regionais do estado (Crato, Sobral, Iguatu, Quixadá e Juazeiro do Norte). O evento é comemorado sempre no mês de novembro em alusão ao Dia Nacional do Doador de Sangue, celebrado no próximo dia 25 deste mês.
Junto com a semana do doador, no dia 23 de novembro, o Hemoce marca 32 anos de atendimento à população cearense. Com a solidariedade e as doações de sangue, o órgão atende 94% dos leitos hospitalares e 100% da rede SUS no Ceará, ajudando a salvar vidas de pacientes em mais de 300 hospitais e clínicas de hemodiálise.
Para doar sangue é simples: Basta estar saudável, bem alimentado, ter mais de 50 kg, ter entre 16 a 69 anos de idade e apresentar um documento oficial e original com foto. Mas atenção, os menores de 18 anos precisam apresentar o termo de consentimento, que está disponível para download no site do Hemoce (www.hemoce.ce.gov.br).
Doar sangue é um ato tranquilo e seguro, que não provoca risco ou prejuízo algum à saúde. Parece clichê, mas é importante reforçar: Uma única doação de sangue pode salvar várias vidas!
Essa é uma atitude de solidariedade, cidadania e amor que o No Pátio abraça. Vamos juntos doar gotas de amor a quem precisa.
Fotos: Reprodução.