Para um volume confortável, são necessárias 250 doações diárias
O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) está intensificando a captação de doadores, a fim de reforçar o estoque de sangue para atender a demanda durante o Carnaval, que acontecerá de 1º a 5 de março.
Para um volume de estoque confortável, são necessárias 250 doações diárias, no entanto esse número tem variado entre 100 e 150. De acordo com o Hemoce, a redução de doações de sangue é registrada em todo o país. Na última quinta-feira, o Centro tinha 84 bolsas, quando precisavam de 537.
O Hemocentro tem um calendário de coletas externas em espaços públicos, mas shoppings, faculdades, bancos, igrejas, entre outros, também podem agendar e solicitar um dia de doação. Outra estratégia utilizada pelo Hemoce é a Caravana da Solidariedade, que é uma unidade móvel do próprio Centro que transporta grupos de pessoas interessadas em doar até a sede para a realização da coleta. Ela pode ser agendada por diversos grupos, como amigos, colegas de trabalho e instituições através do telefone (85) 3101.2300.
A doação dura cerca de uma hora e não traz riscos à saúde. Quem quiser doar sangue precisa estar saudável, bem alimentado, pesar mais de 50 quilos, ter entre 16 e 69 anos e apresentar um documento com foto. Os interessados que forem menores de idade, só podem doar com o consentimento formal do responsável legal.
Foto: Reprodução