A falta de orientação é um dos principais obstáculos a prevenção de doenças e de complicações decorrentes das mesmas, o que acarreta em um alto custo para a saúde pública. Visando orientar a população acerca da importância de práticas saudáveis e também sobre fatores de riscos e meios de prevenção de doenças, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) realiza hoje (4) e amanhã (5) a II Campanha de Educação em Saúde.
Com o tema voltado para Práticas de Prevenção em Saúde, o Hemoce irá oferecer serviços na Praça do Ferreira e no Vapt Vupt da Messejana.
Das 9 às 16 horas de hoje uma unidade móvel do Hemoce estará no Vapt Vupt da Messejana, localizado na Avenida Jornalista Tomaz Coelho, 602. Na ocasião, serão oferecidos serviços de cuidados e prevenção à saúde como teste de glicemia, pressão arterial, teste rápido para hepatite B e C e vacina para hepatite B e C.
Já amanhã (sexta-feira, 5), que é comemorado o Dia Nacional de Saúde, os serviços serão ofertados na Praça do Ferreira, no horário de 8 às 16 horas.
Outro serviço realizada durante a ação do Hemoce será o cadastro para doação de medula óssea. Para se cadastrar como doador de medula óssea é preciso ter entre 18 e 55 anos, não ter tido câncer e apresentar um documento oficial com foto.
Já para ser um doador de sangue é necessário: estar saudável, bem alimentado, ter mais de 50 quilos, ter entre 16 e 69 anos e apresentar um documento oficial com foto. Os menores de 18 anos, para doar, precisam apresentar um termo de consentimento para menores de 18 anos, que está disponível para download no site do Hemoce (www.hemoce.ce.gov.br).
Saiba mais:
No dia cinco de agosto do ano passado o Centro de Hematologia deu início a I Campanha de educação em saúde. Com o tema “Viver Bem É…”, a ação promoveu serviços como aferição de glicemia, pressão, IMC, teste rápido de sífilis, hepatite C e B, exposições dinâmicas abordando os temas como, alimentação saudável, hepatites virais, além da aula de ginástica laboral, cadastro de medula óssea, doação de sangue e orientações sobre doação para o Banco de cordão umbilical e placentário (BSCUP), e também doação de órgãos e leite materno.
Fotos: Reprodução.