Nossa próxima dica cultural é um convite para uma viagem ao passado, exatamente para o século XIX e início do século XX, onde o principal meio de transporte era o trem. Estamos falando de “Memória: Estação Ferroviária Professor João Felipe”, uma exposição em cartaz na Biblioteca Pública do Estado do Ceará Espaço Estação que traz uma parte da história do nosso Estado, a partir de fotos e objetos do acervo da Rede Ferroviária Federal (RFFSA), além de publicações sobre a ferrovia no Ceará.
No último sábado (9/7), aconteceu a abertura da mostra e Hamilton Pereira fez uma apresentação sobre a história da Estação João Felipe e da ferrovia no Ceará, a partir de fotos de sua pesquisa. “O sentido maior dessa exposição é promover uma identificação das pessoas com a centenária Estação João Felipe. A intenção é mostrar ‘a vida’ da Estação desde o início, passando pelo seu auge, recebendo passageiros do Ceará todo”, destacou o engenheiro, pesquisador e ex-funcionário da RFFSA que ajudou a montar a exposição.
A ideia de montar a exposição está diretamente ligada ao público que frequenta a Biblioteca Pública. “Dentro da programação da Biblioteca, há uns meses atrás, fizemos uma atividade que se chama “Histórias de Quintais”, com o objetivo de convidar pessoas para contar histórias sobre a sua relação com o espaço do entorno da Biblioteca. Assim conhecemos o seu Hamilton Pereira, que é um dos frequentadores da Biblioteca e tem livros publicados sobre a história da ferrovia no Ceará e Brasil. Ele nos instigou a fazer a exposição”, explica a bibliotecária Cássia Barroso.
Na exposição, o público pôde conferir como se dava o processo de comunicação por meio do Código Morse, utilizado nas estações ferroviárias até os anos 1980. Voluntários levaram até o equipamento cultural um telégrafo elétrico, para fazer uma apresentação ao vivo de como era utilizada o meio de comunicação. Além disso, a Biblioteca Pública também disponibiliza para consulta livros de vários autores ferroviários cearenses. “A Biblioteca está, com essa exposição, contribuindo para resguardar a memória do nosso Estado. Convidamos todos a virem conhecer a nossa programação”, convida Cássia.
A programação segue aberta ao público até o dia 30 deste mês, na Biblioteca Pública do Estado do Ceará Espaço Estação, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará.
Serviço:
Exposição “Memória: Estação Ferroviária Professor João Felipe”
Biblioteca Pública do Estado do Ceará Espaço Estação (Rua 24 de Maio, 60, Centro)
Entrada franca
Fotos: Reprodução