Receita do dia – Mil folhas de batata com bacalhau
15 de março de 2022
Polêmica: Filme de Danilo Gentili vira alvo de ministro da Justiça
15 de março de 2022

Histórias reais de terror que inspiraram filmes famosos

Personagem Fred Krueger em A Hora do PEsadelo, um filme inspirado por histórias reais de terror

Quem disse que é preciso esperar o mês de outubro para assistir filmes de terror no Halloween? Afinal, a gente não sabe explicar o porquê, mas já notaram o fascínio que alguns filmes de suspense e terror causam na gente? É como se aquela emoção, a adrenalina os sustos e a sensação de que a qualquer hora algo pode acontecer viciasse, não acham? Então, pelo menos aqui no Pátio Hype, a equipe inteira é viciadíssima nesse tipo de filme. Mas como todo mundo sabe, nem todo filme é fruto puramente da imaginação dos roteiristas. Na verdade, muitas histórias reais de terror acabaram servindo de inspiração para esses filmes. Como não lembrar, por exemplo, da franquia Invocação do Mal, baseada em histórias investigadas pelo casal Warren? Mas há muitos mais filmes famosos inspirados em histórias assustadoras e verdadeiras! Olha só:

O Exorcismo de Emily Rose

Outro longa que é conhecido por ter sido baseado em uma história real de terror. Anneliese Michel era uma jovem de 16 anos alemã, que vivia em uma família tradicional e religiosa. Ela passou a sofrer vários sintomas estranhos, passou por clínicas psiquiátricas, mas nada resolveu. Então, a Igreja liberou a realização do exorcismo nela, mas mesmo após cerca de 60 sessões, a jovem só piorava. Ela acabou falecendo de desnutrição. E, ainda hoje, há quem diga que, na verdade, ela sofria de esquizofrenia e nunca recebeu tratamento adequado.

Um Crime Americano

Na década de 1960, um casal que trabalhava em um parque itinerante deixou suas duas filhas sob os cuidados Gertrude Baniszewski, uma conhecida cujos filhos frequentavam a mesma escola que as irmãs. Sylvia Likens e Jenny Likens eram adolescentes e ficariam com Gertrude apenas um período. Mas, pouco depois, Gertrude começou a maltratar e agredir as irmãs, principalmente a mais velha. Então, com o tempo, ela passou a convidar amigos, vizinhos e seus próprios filhos a participar de sessões de tortura com as irmãs. Elas eram espancadas, queimadas, violadas, passavam fome e sofriam diferentes tipos de tortura e humilhações. Três meses depois, a mais velha veio a falecer. Quando descoberta, Gertrude foi presa e o crime causou indignação em toda a cidade.

Wolf Creek – Uma Viagem ao Inferno

A Austrália sempre foi um destino conhecido entre mochileiros e andarilhos. Mas, na década de 1990, dois corpos foram encontrados em decomposição na estrada nos arredores de Sydney. A polícia australiana começou a investigar e não demorou para que mais cadáveres fossem encontrados. Quando um turista denunciou um homem chamado Bill, através do retrato falado a polícia chegou até Ivan Milat. Milat já tinha uma passagem pela polícia. Em sua casa, foram encontrados armas e objetos pessoais dos turistas assassinatos.

A Maldição da Casa Winchester

O longa retrata a história real de Sarah Winchester. Ela era a viúva de um empresário que acabou herdando sua fábrica de armas de fogo, a famosa Winchester Repeating Arms Company. Quando ela perdeu o marido e a filha de forma repentina, ela passou a presenciar fenômenos estranhos. Então, uma médium disse a ela que os espíritos das pessoas assassinadas pelo rifle criado por seu marido estavam ao redor. Mas, para evitar que tais espíritos a atacassem, ela precisava construir quartos e mais quartos em sua casa para abrigar a todas essas almas. Sarah construiu cômodos em sua casa até o dia em que faleceu. Atualmente, a casa é aberta a visitação e estima-se que apenas parte dela tenha sido mapeada.

Horror em Amityville

Quando falamos em histórias reais de terror reais transformadas em filmes, logo todo mundo lembra deste longa. Sem dúvidas, a história de Ronald DeFeo, que assassinou sua família em uma noite é marcante. Isso porque ele afirmava que vozes o obrigaram a cometer o massacre. Cerca de um ano depois, a família Lutz se mudou para a mesma casa na qual ocorrera o crime. Logo, o comportamento dos membros da família começou a mudar. Eles também passaram a presenciar fenômenos estranhos, objetos se movendo e afins. Então, apenas 28 dias após a mudança, eles abandonaram a casa… Mas há quem diga que tudo não passa de armação entre os DeFeo e os Lutz para ganhar dinheiro.

O Exorcista

A gente não sabe se é possível uma criança possuída girar o pescoço 360°, mas que a história de um dos maiores clássicos do terror cinematográfico foi real, foi. Na verdade, essa é uma das histórias reais de terror mais famosas dentre os amantes de filmes do gênero. Trata-se do exorcismo de um garoto de 12 anos em Maryland, nos EUA. A casa dele ficou conhecida por ser palco de acontecimentos estranhos como objetos se movendo sozinhos, ruídos estranhos e afins. Logo, o menino passou a ferir a si mesmo, sendo então internado em uma clínica psiquiátrica. Então lá, ele passou por cerca de 30 sessões de exorcismo e, ao fim, foi “curado”. Mas hoje se sabe que tudo começou quando ele resolveu brincar com uma placa Ouija para tentar falar com o tio. Dá para ver que o filme aumenta bastante os fatos…

A Maldição dos Mortos Vivos

Acreditem ou não, mas houve um hatitiano que teria falecido sido e enterrado em 1962 chamado Clairvius Narcisse. Então, após alguns dias na cova, ele teria sido “ressuscitado” por uma espécie feiticeiro vodu. Oumelhor, ele o teria transformado em seu escravo, mantendo-o cativo com o uso de uma planta alucinógena colocada na comida. Sim, ao que tudo indica, essa história bizarra aconteceu mesmo e tornou Narcisse conhecido como um “zumbi” de verdade. Então a história virou livro e o livro, inspirou Wes Craven a fazer este clássico do terror!

O Massacre da Serra Elétrica

Ed Gein é outro nome recorrente em histórias reais de terror que inspiraram filmes. Quando uma série de desaparecimentos começou em Painfield, nos EUA, conde Ed morava, logo ele se tornou suspeito. Quando uma mulher desapareceu pouco depois de ter tido contato com ele, a polícia logo foi até sua casa investigar. Ed morava sozinho em uma fazenda no meio do nada. Dentro do celeiro, os policiais encontraram uma cena de horror: corpos abertos, objetos feitos com pele humana costurada, um cinto feito com seios, uma roupa feita de pele humana, pedaços de corpos e afins. Outro filme também baseado na história de Ed é Psicose, de Alfred Hitchcock.

A Hora do Pesadelo

Calma, calma, Freddy Krueger não é real e nem vai atacar você enquanto você dorme! Acontece que a história do filme é uma mistura de dois fatos que intrigam. O primeiro é a chamada paralisia do sono, no qual a pessoa tem uma espécie de consciência apavorante durante o sono. Muitas declaram ver seres terríveis ameaçando a vida deles enquanto eles não conseguem se mexer. Outro fato foi um artigo do jornal L.A. Times que relatava uma série de mortes no sudeste asiático. As vítimas não tinham nada em comum exceto o fato de terem morrido dormindo. No artigo, havia uma entrevista de um menino que alegava receio de dormir por ter sonhos estranhos com a morte. Junte tudo isso na mente de Wes Craven e pronto: nasceu outro clássico do terror!

Gente, agora deu arrepio!!!

Fotos e vídeos: Reprodução

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *