Make lavanda – A queridinha desta temporada
15 de outubro de 2021
Estratégias de venda no pós-pandemia e inovação movimentam estreia do Startup Summit 2021
15 de outubro de 2021
wi-fi
wifi home office

A pandemia transformou o modo de trabalho de muita gente, não é mesmo? Com a adoção do modelo home-office, o trabalhador passou a depender cada vez mais da internet para conseguir trabalhar. Por isso, o Pátio Hype preparou 5 dicas para você melhorar o wi-fi no seu home office e aumentar a produtividade do trabalho. Confere aí:

Antes de mais nada, uma pesquisa realizada pela Amdocs, empresa multinacional de softwares em 2020, afirma que houve um crescimento de quase 50% no uso da rede no país. Isso quer dizer que os brasileiros ficam 3 horas a mais, por dia, conectados na internet.

Com esse aumento repentino, é normal que ocorram falhas e instabilidades nas redes, não é verdade? No entanto, em tempos de aulas onlines, encontros virtuais e home-office, o que fazer quando a internet fica instável?

1 – Coloque o roteador wi-fi em uma localização adequada

Você sabia que o local ou posição em que o seu roteador está pode interferir na forma como o sinal é transmitido? Pois é, em primeiro lugar, é preciso que o modem e o roteador Wi-fi estejam em um ponto estratégico.

Lembre-se que um roteados funciona através da emissão de ondas de rádio. Logo, é preciso analisar obstáculos que possam diminuir a eficiência do aparelho, como paredes grossas, vidros e espelhos, por exemplo.

Feito isso, é possível garantir uma melhor receptividade de sinal e conexão.

wi-fi

2 – Atualize o roteador wi-fi

Em segundo lugar, faça atualizações regulares no seu aparelho. Ademais, essa é uma das melhores maneiras de manter uma conexão segura e evitar a perda de desempenho. Ah! também é super importante ver se o seu firmware está na versão mais recente, beleza?

Ainda nesse sentido, a maioria dos aparelhos, principalmente os mais recentes, possuem a função de atualizar automaticamente. Mas. não custa nada verificar se o modelo está com a versão mais recente, não acha?

3 – Verifique as configurações ocultas do seu roteador

O primeiro, e muitas vezes único passo, que os usuários fazem ao instalarem um roteador em casa é alterar a senha e nome do aparelho. Mas, poucos sabem que aquela checagem nas configurações pode fazer toda a diferença na qualidade do seu sinal.

Se você perceber na caixa do seu aparelhinho está escrito, 2.4 Ghz, essa numeração é a frequência que o roteador opera seu sinal. Para ser mais claro, são 2400 à 2500 Mhz e essa diferença de 100 Mhz é dividida em 14 canais, cada um com 20 mhz de alteração total. Além disso, uma antena só trabalhar com um canal de cada vez. Tudo certo até aí?

No entanto, existem alguns casos em que vários aparelhos operam em um mesmo canal. Imagine que todos os roteadores do seu prédio ou condomínio funcionem no mesmo canal. Isso afeta todos os sinais do local e pode acabar gerando uma sobrecarga e é nesse momento que o roteador não consegue fazer essa regulagem sozinho.

Mas, calma, existe solução! O WiFi Analyzer (Android) é um dos diversos softwares para fazer esta manutenção. Primordialmente, comece verificando qual é o canal mais vazio, entre nas configurações do seu roteador e defina a faixa de operação para 1, 6 ou 11. São os mais recomendados, por estarem no meio e nas pontas do espectro e não prejudicarem os canais entre eles.

Um bom sinal de wi-fi nunca foi tão importante como no home office

4 – Faça testes de velocidade

Nem sempre o problema de conexão está no roteador ou na rede Wi-fi! As vezes o problema está na própria rede de internet. Se esse for o caso, é recomendado realizar testes de velocidade para tentar entender os motivos do baixo desempenho.

Um bom exemplo é o teste da Fast que fornece todas as informações necessárias para essa análise.

5 – Aprimore a segurança

Em quinto lugar, a segurança do roteador Wi-fi faz toda a diferença na qualidade da sua conexão. Por isso, cuidados como a troca de senha e a opção de segurança WPA são maneiras de aumentar a qualidade da navegação e reforçar a segurança.

Bônus: Você sabia que dá para construir um direcionador para encaixá-lo na antena do aparelho e aumentar o sinal em uma área específica? Basta assistir o tutorial do vídeo abaixo (em inglês) e fazer em casa.

O modelo ´´e o windsurfer e eles não interferem no funcionamento do equipamento e são 100% seguros

E aí, curtiu? Conta para a gente o que achou e comenta aqui embaixo quais conteúdos você gostaria de ver por aqui. Lembre-se de visitar o Pátio Hype regularmente. Até a próxima!

Fotos: reprodução.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *