Um senhor de cabelos grisalhos e que pelo físico esguio (para quem não o conhece) supõe-se que se trata de um ex-jogador de tênis. De fato, ele foi tenista. Mas esse senhor que visitou Sobral na última quarta-feira (23), e que foi recebido pelo prefeito eleito Ivo Gomes (PDT) e pela vice-governadora Izolda Cela (PDT), na quinta-feira (24), é somente o homem mais rico do Brasil, de acordo com a revista “Forbes”.
Dono de uma fortuna estimada em cerca de US$30 bilhões, Jorge Paulo Lemann faz parte do ranking de empresários mais ricos do mundo. Controlador da AB InBev, maior cervejaria do mundo, da rede de fast food Burger King e Heinz, gigante mundial da alimentação, o empresário visitou o município cearense com o intuito de conhecer de perto os segredos da mais exitosa educação pública municipal do País.
A proximidade de Paulo Lemann e a cidade de Sobral remete ao anos de 2013, quando a Fundação Lemann, criada e mantida por ele, começou a implantar em parceria com a prefeitura do município – por meio da Secretaria da Educação – o Projeto Khan Academy na Escola. Originário dos Estados Unidos, o projeto oferece aos alunos da rede municipal de ensino três aulas de matemática por semana, através de videoaulas, no laboratório, por meio do uso de netbooks doados pela Fundação.
Com os mais diversos métodos – plataformas de ensino adaptado, algoritmos para vestibular, aulas em vídeo, bolsas de pesquisa para educadores, formações para professores e até inserções em novelas – Lemann pretende levar uma qualidade de ensino melhor ao maior número de brasileiros. E o homem mais rico do Brasil tem presa nesse objetivo, pelo menos é o que todos os entrevistados próximos ele revelam.
Dinheiro, tecnologia e profissionais gabaritados na área Lemann tem, isso é fato! Mas, talvez o mais importante seja a admiração de todos os setores para conseguir costurar acordos entre esferas e entidades tão distintas. Afinal, como homem mais rico do Brasil costuma dizer: “sonhar grande custa o mesmo que sonhar pequeno”.
Fotos: Reprodução.