Homens que gostam de comida apimentada têm mais testosterona?

Comportamento|Estilo de Vida|Pesquisas

Você curte comida bem apimentada ou acha que para aguentar uma pimenta precisa ser muito homem? Um novo estudo científico sugere que os homens adeptos dos temperos mais ardentes têm um nível de testosterona, o hormônio masculino, mais alto.

A testosterona é um dos hormônios mais importantes do sexo masculino. Ele controla o desenvolvimento das características sexuais do homem e as funções de reprodução do seu corpo (desejo sexual, ereção, desenvolvimento e maturação do espermatozoide).

Maiores quantidades de testosterona estão ligadas a características como a agressão, imprudência e uma grande energia sexual. Por outro lado, excessos do hormônio também podem fazer o homem assumir comportamentos de riscos financeiro, sexual e comportamental.

pimentaetestosterona_nopatio1

A pesquisa, publicada na revista “Physiology and Behaviour”, analisou 114 homens com idade entre 18 e 44 anos. Eles foram convidados a temperar um prato de batatas com sal e pimenta e comer. Depois de comerem, os cientistas retiraram amostras de salivas de todos os participantes.

Quando as amostras de saliva foram analisadas, os pesquisadores conseguiram notar que os homens que preferiram a comida mais temperada tinham níveis mais elevados de testosterona do que os homens que optaram por menos sal e pimenta.

Segundo os pesquisadores da Universidade de Grenoble, na França, não existe nenhuma ligação entre a preferência por sal e sua quantidade ingerida com o hormônio.

pimentaetestosterona_nopatio2

 

“Uma grande gama de fatores genéticos, físicos, psicológicos e sociais pode influenciar o consumo de comida apimentada. Ainda é muito cedo para afirmar se isso não é uma coincidência”, diz o autor da pesquisa.

Porém, o grupo também não descartou a possibilidade de isso não tenha relação alguma com biologia. Muitos homens fazem isso pela opinião cultural de que comidas apimentadas são mais “masculinas”, e a testosterona está altamente ligada a sentimentos de competitividade, o que explicaria tudo isso como uma grande exibição.

Que tal fazer uma “brincadeirinha” em casa com o seu companheiro e testar quanta pimenta ele aguenta? Mas não se esqueça de deixar uma jarra de água bem gelada do lado dele, certo?

 

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter