Dicas para garantir uma boa aposentadoria
20 de janeiro de 2016
Conheça os pisos de pneu reciclado
20 de janeiro de 2016

Horas, para quê? Aprenda a fazer um lindo relógio artesanal


Há uma frase bem clichê, porém totalmente verídica, que é repetida desde antes das nossas tataravós: “Tempo é dinheiro”. Atualmente não dá pra perder nenhum segundinho, afinal, qualquer hora pode ser o momento de se tornar a mais nova milionária, não é mesmo? Brincadeiras à parte, hoje o No Pátio vai falar do responsável por medir o tempo, o relógio!

Tem gente que ama relógios, gente que não usa e gente que não sabe que eles podem ser usados para decorar a casa. Se você se encaixa no último grupo, pode se preparar para ver como os relógios decorativos ficam ótimos em qualquer ambiente, seja qual for o estilo. E nada melhor do que fazer o seu próprio relógio artesanal para renovar a cara e o astral da sua casa ou apartamento.

Pensando nisso, hoje o “Faça você mesmo” vai mostrar algumas dicas para que você possa fazer lindas peças decorativas para colocar na sala, no quarto ou mesmo no escritório de trabalho. Há relógios modernos para combinar com a decoração clean, relógios criativos e com temas variados, relógios contemporâneos… É só separar o material e seguir as instruções.

 Relógio envelhecido

Você vai precisar de:

– Assadeira redonda ou prato de vaso de planta;

– Cópia a laser de mostrador de relógio;

– Lixa para ferro;

– Tinta e base nas cores: Sépia, ocre, cerâmica e bronze;

– Cola de decoupagem;

– Pincel n° 18 de filamentos sintéticos;

– Máquina e ponteiros de relógio;

– Guardanapos para decoupagem (opcional);

– Apliques de resina (opcional).

Passo a passo:

[youtube width=”850″ height=”550″]https://www.youtube.com/watch?v=0oF0MavyAdw[/youtube]

 Relógio com molduras de fotos

Você vai precisar de:

– Duas folhas 18  x 24  de papel de jornal ou papel poster;

– Fita adesiva;

– 12 molduras para as fotos e, claro, as fotos;

– kit relógio;

– Régua;

– Cartolina;

– Tesoura;

– Lápis;

– Martelo.

relógio artesanal 3

Passo a passo:

Pegue as duas folhas de papel jornal ou papel poster, coloque sobre uma superfície plana e cole-as com a fita adesiva. Em seguida, organize no papel colado a parte do relógio e as molduras como você desejar, trassando um contorno em volta delas com o lápis. Com as fotos emolduradas, é hora de fazer a parte do relógio.

Com o lápis, a régua e a tesoura, desenhe e corte uma forma de quadrado ou retângulo da  cartolina que seja de tamanho grande o suficiente para cobrir a parte relógio. A cartolina precisa cobrir todo o rosto do relógio, deixando apenas os ponteiros a mostra.

Usando a moldura de papel jornal como guia, pregue os seus quadros na parede. Faça o mesmo com a parte da bateria do relógio. Prontinho, seu lindo relógio artesanal já pode ser admirado!

relógio artesanal 4

Dicas de fotos que você poderá usar para compor o seu relógio: Fotos de 12 lugares diferentes que você esteve, alimentos diferentes que você comeria durante cada hora, família, amigos…

 Relógio de gravata

Você vai precisar de:

– 12 gravatas em cores variadas;

– Papelão;

– Cartolina;

– Lápis;

– Martelo  e pregos;

– Tesoura;

– Kit relógio.

Relógio artesanal 6

Passo a passo:

Posicione cada gravata na cartolina e corte moldes para servir de hastes. Como no modelo anterior, desenhe e corte uma forma de quadrado ou retângulo da cartolina que seja de tamanho grande o suficiente para cobrir a parte relógio. A cartolina precisa cobrir todo o rosto do relógio, deixando apenas os ponteiros a mostra.Com a ajuda do lápis, posicione as gravatas e a bateria do relógio na parede.

 Relógio crisântemo

Você vai precisar de:

– Colheres de plástico (cerca de 250);

– Tesoura;

– Cola quente;

– Circunferência de madeira;

– Cartolina;

– Lápis;

– Tesoura;

– Relógio de parede redondo;

– Parafusos e chave de fenda.

Relógio artesanal 2

Passo a passo:

Use o relógio para traçar um desenho na cartolina e depois o corte. Faça três furos em volta do do desenho, eles serão úteis na hora de pendurar o seu relógio artesanal. Corte as colheres e vá colando em camadas fora do desenho de circulo que que você fez. Depois que todas as colheres forem colados e o rosto do relógio estiver protegido, deixe secar um pouco e pode pendurá-lo na parede.

relógio artesanal 5

Antes de mais nada, vale lembrar que os relógios possuem funções importantíssimas: manter as horas informadas e evitar atrasos. Quando optamos por usá-los na decoração, unimos o útil ao agradável. Em algumas situações, eles podem até mesmo substituir quadros, fotografias ou objetos, e passam a ser artigo original, não apenas informante.

Podemos dizer que os relógios artesanais, assim como nós, tem personalidade e um estilo que se enquadra ao nosso perfil. Então, escolha logo o seu estilo, ponha a mão na massa e come já o trabalho. A equipe No Pátio adorou selecionar todas essas inspirações pra você e  esperamos que vocês tenham gostado também!

Fotos: Reprodução. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *