Uma pesquisa feita por cientistas britânicos do Wellcome Trust Centre for Neuroimaging, da University College, revelou que o famoso hormônio masculino testosterona – ligado a algumas atitudes agressivas – pode induzir a comportamentos egocêntricos! Os pesquisadores descobriram, através de testes feitos em mulheres, que este hormônio pode “tornar a pessoa menos cooperativa e mais egocêntrica”!
O estudo foi feito apenas em mulheres para que não houvesse nenhuma secreção do hormônio, já que nelas a testosterona é secretada em uma dose muito pequena! A pesquisa foi feita em dois grupos femininos, que receberam doses alternadas do hormônio. Elas tiveram que responder um tipo de questionário e cooperar umas com as outras para chegarem a resposta correta, isso tudo sem que houvessem atritos ou desacordos.
Resultado: os cientistas acabaram descobrindo que as mulheres qye receberam uma dose maior de testosterona apresentaram cooperação reduzida. Ainda de acordo com os pesquisadores “altas doses de testosterona foram acompanhadas por um comportamento egoísta” revelam.
“Nosso comportamento parece ser moldado pelos hormônios”, ressaltou Dr. Nick Wright, que conduziu a pesquisa. Segundo ele, com esta a pesquisa “provamos que a testosterona também afeta nossas decisões e nos torna mais egocêntricos”. Ele ainda acrescenta “as vezes, a testosterona pode fazer com que ignoremos o ponto de vista dos outros”, conclui.
Esta pode ser uma boa explicação para parte das grandes diferenças entre homens e mulheres. E você acha que esta a testosterona influência ou não em atitudes egocêntricas?
Foto: Reprodução