Quando chegamos a terceira idade, muitas coisas se tornam mais difíceis. A qualidade de vida pode diminuir, a mobilidade também e, muitas vezes, a chegada da idade pode atingir o psicológico, deixando os dias mais tristes.
Por isso mesmo, ter qualidade de vida nos quesitos físicos, como exercícios e alimentação de qualidade é extremamente importante, mas também é importante que idosos tenham ocupação e que possam preencher seus dias e rotina, fazendo sua parte na sociedade e tendo a sensação de serem úteis. A Prefeitura de Fortaleza percebeu todas estas necessidades e criou um projeto brilhante, que une muitos benefícios: daí surgiu o Projeto Hortas Sociais!
Hoje, em mais uma matéria de nossa série especial, vamos conhecer mais sobre o Projeto Hortas Sociais. Vem saber mais!
Projeto Hortas Sociais
Instituído em junho de 2016, o Projeto Hortas Sociais da Prefeitura de Fortaleza tem contribuído para melhorar a vida de milhares de pessoas idosas em situação de vulnerabilidade social, ao mesmo tempo em que incentiva a agricultura urbana.
No decorrer do projeto, idosos de toda a capital cearense são inseridos em atividades dentro das hortas, como manejo e colheita, e no tempo das colheitas, os mesmos recebem totalmente de graça tudo o que é colhido. São realizadas de três a quatro safras por mês nos três equipamentos.
As hortaliças produzidas são 100% naturais com irrigação automatizada – por gotejamento e plantadas no sistema de vasos (fibra de coco estéril). Entre os alimentos que vão parar na mesa dos participantes do Projeto estão tomate-cereja, alface, couve, coentro, maxixe, pimentinha, pimentão (verde, vermelho e amarelo), entre outros!
As três estufas, de 750 m² cada, beneficiam, além de moradores do Conjunto Ceará e Granja Portugal, famílias dos bairros Genibaú, Autran Nunes, Granja Lisboa e Bonsucesso. “Os participantes trabalham com a colheita e preparam a terra para um novo plantio”, explicou Erandir Silva, que coordena uma das Hortas. Segundo ele, o trabalho nas estufas ajuda também na autoestima dos idosos: “A gente vê que muitos deles que ficavam em casa, sentindo-se ansiosos ou mesmo inúteis. Aqui, têm um aspecto totalmente diferente, com sorriso largo”, completou.
O Projeto Hortas Sociais é executado por meio do Núcleo de Produções Culturais e Esportivas (Nuproce), instituição sem fins lucrativos que capta recursos via Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Fortaleza. No Conjunto Ceará esta é a 21ª colheita de 2019, com expectativa de mais uma no dia 23 de agosto.
Prêmio Projeto Inovador
O projeto das Hortas sociais abrange cada vez mais participantes e chama atenção, ganhando o reconhecimento dos órgãos públicos e da população como um todo. A inclusão de famílias de idosos em situação de vulnerabilidade social, por meio da segurança alimentar, complementação alimentar e orientações sobre agricultura familiar urbana, rendeu ao projeto Hortas Sociais o Prêmio de Projeto Inovador da Prefeitura de Fortaleza em 2017.
Cartão Social
No ano de 2019, foi lançado o Cartão Social, ferramenta utilizada nas colheitas do projeto. O cartão possui um chip interno que armazena informações pessoais de cada um dos idosos participantes, como nome completo, data de nascimento e número de identificação. A iniciativa garante mais agilidade, controle e segurança no atendimento dos idosos durante a distribuição das hortaliças.
Fortaleza – Cidade Amiga do Idoso
As hortas sociais fazem parte do projeto Fortaleza – Cidade Amiga do Idoso, que funciona como um guarda chuva de ações compartilhadas que objetivam fomentar o envelhecimento saudável e a qualidade de vida. Os conceitos norteadores são a disseminação da prática esportiva de baixo impacto, atividades físicas em espaços públicos, inserção no mundo digital, vínculos intergeracionais familiares ou fraternais, empreendedorismo, integração social, segurança alimentar, difusão de ações positivas sobre longevidade ativa e saudável, em 10 eixos:
Esporte Amigo do idoso, Hortas Sociais, Suculentas, Parque Aquático, Radio Web, Programa de Rádio, Idoso Bom de Bola, Laboratório de Informática, Laboratório de Mídias Sociais, Gameteca.
Experiência
Para os cadastrados no projeto, a experiência traz benefícios que vão muito além da alimentação de mais qualidade! Para dona Graça, por exemplo, o significado da Horta Social vai além de poder levar produtos de qualidade para casa: “É gostoso participar do plantio, pegar na terra, plantar. Me sinto bem e produtiva por ter eu mesmo feito. Aqui, brincamos, fazemos amizade, conversamos com os outros. É muito aconchegante”, afirmou.
Já Maria Lindalva Viana,
de 80 anos, saiu com duas sacolas cheias de verduras e legumes que vão ser
usadas nas saladas que faz em casa. Ela destacou o aspecto econômico das Hortas
Sociais. “É muito bom porque a gente recebe de graça. Muitas vezes, não
teríamos dinheiro para comprar e, se não tivesse aqui, íamos ficar sem”, disse
dona Maria.
Hortas sociais em números
- EDIÇÕES – 175 colheitas realizadas
- ALIMENTOS – 40 toneladas de hortaliças já distribuídas
- ESTUFAS – 3 (750m2 cada)
- BENEFICIADOS – 3.650 pessoas cadastradas
Mais informações
O projeto Hortas Sociais da Prefeitura de Fortaleza é realizado pela Coordenadoria de Idosos da Secretaria de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, em parceria com empresas privadas ( através de renúncia fiscal via Fundo Municipal da Pessoa Idosa) e entidades da sociedade civil, uma união de forças que garante a sustentabilidade e o crescimento do projeto em fortaleza! Para saber mais sobre as Hortas Sociais ou obter informações sobre como participar, basta acessar diretamente o site Fortaleza – Cidade Amiga do Idoso ( clicando aqui!).
Fotos: Reprodução