Visando oferecer um serviço com qualidade e capacidade técnica, o banco de leite do Hospital Geral Dr. César Cals, da rede pública do Governo do Estado do Ceará, continuamente destina aos profissionais do HGCC cursos de qualificação e atualização das técnicas de promoção do aleitamento materno.
Nesse contexto, está sendo realizado desde o mês de outubro o “Curso de Atualização das Normas, Promoção, Proteção e Apoio ao Aleitamento Materno”, destinado aos profissionais da maternidade, que lidam diretamente com a mãe e com o bebê, como alojamento conjunto, salas de parto, neonatologia, Método Canguru e casa da gestante.
Toda segunda-feira, no período da manhã e tarde, duas turmas participam do curso, que tem duração de 20 horas/aula. Conforme explica Rejane Santana Brito, coordenadora do banco de leite, a ênfase dessa abordagem é a mãe, que é considerada protagonista no aleitamento materno. Ela afirma que a é preciso conhecer cada tipo de mãe e dessa forma oferecer uma atenção específica.
“Nesse curso, os profissionais de saúde adquirem habilidades para lidar com as diversas situações, como a mãe internada, a mãe que passou por pato normal, parto cesariana, mães adolescentes, mães de primeira vez, mães de prematuros, mães cardíacas, diabéticas e hipertensas”, explica. Uma vez por semana, médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, assistentes sociais, participam das rodas de conversa sobre aleitamento materno.
Até o momento, 50 profissionais já participam do curso. Ano que vem, o banco de leite pretende dar continuidade ao curso, que é realizado conforme a necessidade de aprimorar os conhecimentos técnicos.
Lembrando que o banco de leite do Hospital Geral Dr. César Cals funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana. E agora você já sabe que os profissionais do HGCC estão capacitados e prontos para atender e dar informações sobre aleitamento materno, tanto para mães internas, como também para mães externas.
Por meio do número gratuito 0800 286 5678, as informações sobre aleitamento materno e doação de leite são passadas diariamente sempre que uma mãe, parente ou amigo liga pedindo informações. O atendimento também é feito no próprio banco que fica na Avenida Imperador, 545, Centro de Fortaleza.
Fotos: Reprodução.