Hospital em Fortaleza é o primeiro a usar imunoterapia contra o câncer

Hype da terra|Hypeando

O número de estudos médicos que auxiliem na luta contra o câncer cresce a cada dia. E uma das conquistas recentes foi a descoberta de um medicamente que funciona de forma similar a uma vacina. Ou seja, estimula o corpo a combater naturalmente as células cancerígenas. A diferença é que, enquanto a vacina é usava com fins preventivos, a  imunoterapia contra o câncer é um tratamento.

Essa imunoterapia contra o câncer atualmente é usada para tratar a leucemia recidiva. Trata-se de um medicamente chamado Blincyto, que contém a droga Blinatumomab. E foi em um hospital de Fortaleza que o primeiro paciente do país teve acesso ao tratamento com este medicamento.

Foi no Hospital São Camilo Cura d’Ars que a droga foi usada pela primeira vez após ter sido devidamente liberada pela Anvisa e pelo Ministério da Saúde para comercialização. Ela funciona da seguinte forma: uma molécula se liga à célula cancerígena e à célula de defesa do organismo. Com isso, o próprio sistema imunológico do paciente combate as células tumorais.

A leucemia recidiva é uma doença que afeta as células sanguíneas do corpo. Ela afeta geralmente crianças e idosos. Trata-se de uma doença que tem altos índices de reincidência, sendo praticamente incurável em idosos. Segundo o portal UOL, o paciente que recebeu a imunoterapia contra o câncer já apresenta sinais de melhora. O tratamento teve início na última sexta-feira (01) e o número de células cancerígenas no paciente já sofreu uma significativa queda.

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter