Destacando-se na área de obstetrícia e sendo o hospital particular que mais faz parto em Fortaleza, o Hospital São Camilo Cura d’Ars está há 43 anos atuando no Ceará. Esta semana o hospital divulgou está contando com uma ala pediátrica com capacidade para atender 4.000 crianças por mês.
De acordo com o diretor administrativo do hospital, Aldenis Machado, a iniciativa de inaugurar a ala pediátrica tem como objetivo suprir uma demanda da população da capital, que é usuária de planos de saúde e não tem hospital próprio.
A nova ala do Hospital São Camilo Cura d’Ars contará com atendimentos de urgência e emergência 24 horas, além de internação, centro cirúrgico e UTI pediátricos. Nesse primeiro mês funcionarão o pronto atendimento e as internações clínicas e, em breve, começará a funcionar o centro cirúrgico e a UTI. A médica pediatra, Dra. Carolina Parente, será a coordenadora da enfermaria e emergência pediátricas.
Contando com 18 leitos de internação entre apartamentos e quartos semi-privativos, a nova ala do hospital contará com um centro cirúrgico e UTI voltados somente para a pediatria. O pronto atendimento 24 horas e a UTI funcionarão na unidade Costa Barros, já os leitos de internação e o centro cirúrgico funcionarão na nova unidade Nogueira Acioly, anexa ao primeiro prédio.
O Hospital São Camilo Cura d’Ars tem um sistema híbrido que garante atendimento pelos principais planos de saúde e também pelo SUS. Através do Sistema Único de Saúde são atendidos cerca de 1.600 pacientes por mês nas especialidades de obstetrícia, neonatologia e oncologia (cirurgia oncológica e quimioterapia), o que corresponde a 50% do atendimento da instituição. Além disso, também pelo SUS, já foram realizados dois transplantes de medula.
Em números totais, o hospital realiza cerca de cinco mil partos e quinze mil cirurgias por ano e atende cerca de quarenta mil pacientes por ano em seu Serviço de Emergência.
Fotos: Reprodução.