Em meio à polêmica sobre biografias não autorizadas, Fortaleza sedia, a partir de amanhã, o I Festival Internacional de Biografias (FIB)
Começa nesta quinta-feira (14), no Estoril o I Festival Internacional de Biografias (FIB) com o tema Histórias de Vida. Fernando Morais, Guilherme Fiuza, Humberto Werneck, João Máximo, Josélia Aguiar, Lira Neto, Lucas Figueiredo, Luiz Fernando Vianna, Paulo Cesar de Araújo, Regina Zappa e Ruy Castro são os convidados. O FIB terá também exibição de filmes, exposição, feira de livros e shows – entre eles, o que reúne Jorge Mautner e Jards Macalé.
“O Brasil vive intensa produção de biografias e não existia nenhum festival no país reconhecendo a importância dessa produção”, diz a curadora Bete Jaguaribe. O evento começa em meio à polêmica sobre liberação das biografias não autorizadas e termina três dias antes de o Supremo Tribunal Federal abrir audiência pública para debater o assunto.
A programação do evento compreende mostra de cinema com exibição de filmes seguida de debate. O festival terá também a exposição Por entre Biografias, que traz a artista cearense Maíra Ortins abordando vida e obra de artistas visuais retratados no cinema e na literatura. Na calçada do Estoril, a Feira do Livro será composta por estandes de editoras, como Fundação Demócrito Rocha, Armazém da Cultura e Cia. das Letras.
Fotos: Reprodução