Esta será uma semana de intensa programação, com exibição de filmes premiados, palestras, oficinas, mesas-redondas, homenagens, exposição e shows. Hungria é o país convidado!
A partir desta segunda-feira (02), uma das principais cidades cearenses se transformará em um grande palco da sétima arte, com a primeira edição do Festival de Cinema Internacional de Sobral (Cinebral). A programação inclui a projeção de 38 filmes de longa-metragem, somando 74 exibições, e 20 curtas-metragens, com 40 exibições, sendo esta uma apresentação do melhor do cinema europeu dos últimos anos que, em sua primeira edição, pretende mostrar um cinema alternativo de qualidade, produzido na Europa e no Brasil.
O lançamento oficial acontece nesta segunda-feira (02), às 19 horas, no Theatro São João, com a exibição dos filmes Picolé e Le Havre. O primeiro, produzido por alunos da rede pública do projeto A Escola Vai ao Cinema, sob a orientação do cineasta brasileiro Telmo Carvalho. Este curta participou do Anima Mundi, o maior festival de animação do mundo. O segundo, é uma premiadíssima produção finlandesa do cineasta Aki Kaurismaki.
Paralelo às exibições, o festival promove oficinas de cinema, palestras e mesas redondas, contando ainda com a exposição Cartazes, cinema e literatura, o concerto Música de Cinema, shows musicais e Festa do Cinema. Os principais equipamentos de entretenimento vai receber o Cinebral, que além do Theatro São João, estará na Casa da Cultura de Sobral, Escola de Música, Sesc, Estação da Juventude do Tamarindo, Estação da Juventude da Vila Recanto e Casa de Cultura de Forquilha.
Homenageado e país convidado
A primeira edição do Cinebral vai homenagear o cineasta cearense Rosemberg Cariry. Na tela, as exibições dos filmes Cine Tapuia, Lua Cambará, Corisco e Dadá e O Caldeirão de Santa Cruz do Deserto. Hungria é o país convidado do festival, que exibirá filmes de cineastas prestigiados, como Istvan Szabo, Bela Tarr e Kornel Munduzco. São importantes produções, que representam a criatividade de um dos países europeus com maior tradição cinematográfica. No CINEBRAL, os filmes da Hungria serão comentados pela especialista húngara Clara Farkas.
Quem faz
Com a direção de Eliseo de Pablos, o CINEBRAL é uma realização da Prefeitura de Sobral, por meio do Instituto Escola de Cultura, Comunicação, Ofícios e Artes (ECOA), com apoio do Governo do Estado, através da Secretaria da Cultura do Estado. Apoio: Muces, SESC, Theatro São João, Escola de Música de Sobral, Abome, Universidade Estadual Vale o Acaraú. Produção Geral: Centro Internacional Aplicart. Ponto de Encontro: Cartelle Ristorante.
Serviço:
I Festival Internacional de Cinema de Sobral (Cinebral)
Data: 02 a 07 de dezembro, em Sobral (CE).
Endereço: Travessa Adriano Dias Carvalho, 135 – Centro de Sobral.
Telefone: (88) 3111-1661.
Fotos: Reprodução/Cinebral