Idosos podem realizar sonhos com uma ajuda da realidade virtual

Hype do Bem|Hypeando

Sempre que pensamos em avanços tecnológicos, internet das coisas, realidade virtual e expressões do tipo, logo associamos a jovens lidando com tudo isso. Mas adaptar idosos à vida virtual não só é importante como pode ser uma oportunidade maravilhosa para eles. Afinal, ter acesso a determinadas tecnologias pode radicalizar a vida de uma pessoa. E foi com esse conceito que a Intel e o portal Razões para Acreditar se juntaram para lançar a ação “Tecnologia e Vida”, que vai explorar o tema por meio de, entre outras formas, experiências visuais.

Para isso, um experimento social foi feito com um grupo de idosos. Três filmes foram criados a partir de uma visita a uma casa de repouso, onde os moradores foram convidados a utilizar o óculos de realidade virtual e se sentirem em locais que já estiveram no passado, ou sempre tiveram a vontade de conhecer.

Precisa nem dizer a felicidade que esses velhinhos sentiram, não é mesmo? O resultado você confere aqui.

“A tecnologia vai muito além das inovações do dia-a-dia. Ela tem uma capacidade terapêutica de reconectar as pessoas com ações e experiências humanas. O prazer de fazer esse projeto em parceria com a Intel, pesquisando e criando conteúdo, foi entender que a tecnologia está intrinsecamente ligada ao bem-estar das pessoas”, disse Vicente Carvalho, editor-chefe do portal Razões para Acreditar.

Na internet

Todo o projeto de levar a realidade virtual a idosos foi devidamente documentado. Um portal foi criado para mostrar os resultados incríveis desse projeto. Nele, será possível ter acesso a informações sobre a importância da tecnologia no tratamento de doenças como o autismo, deficiências visuais e motoras, além da evolução da própria medicina em si.

“Experiências de realidade virtual exigirão alto poder de computação e a Intel está em uma posição de destaque para oferecer essas soluções. No caso dessa iniciativa, a sensação é ainda melhor porque vemos a nossa participação em uma tecnologia que pode, inclusive, ser um complemento para alguns casos de tratamento de saúde,”, disse Carlos Buarque, Diretor de Marketing da Intel.

Bacana a iniciativa, não é mesmo? Por mais projetos que envolvam a tecnologia a favor da felicidade!

Fotos e vídeo: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter