A adolescência é uma fase do desenvolvimento humano em que ocorrem muitas mudanças e algumas vezes também pode ser considerada um período conflituoso devido às transformações físicas e emocionais. Devido a isso, muitas políticas públicas são voltadas aos jovens com o intuito de melhor orientá-los durante a passagem da infância para a vida adulta. Com este objetivo, desde a segunda-feira (26), a Prefeitura de Sobral está promovendo a III Semana Municipal do Adolescente, em que proporciona uma ampla programação nos bairros, distritos, Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Unidades de Saúde e escolas do município.
A programação será realizada até a próxima sexta-feira (30) e contará com palestras sobre a saúde do adolescente, oficinas de dança, de culinária e de orientação sexual, festa rave, atividades físicas, entre outras.
Segundo a articuladora municipal do Selo Unicef, Carmem Soares, o objetivo da III Semana Municipal do Adolescente é colocar o adolescente na agenda das políticas públicas do município. “Queremos promover uma atenção maior a esta fase da vida, principalmente para a saúde do adolescente, que é mais que bem estar físico, envolve também esporte, lazer, cultura, educação”.
Como culminância, na quinta-feira (29) será realizado o Seminário “Ser Adolescente”, que ocorrerá a partir das 7:30 horas, no auditório da Escola de Cultura, Comunicação, Ofícios e Artes (Ecoa). O Seminário é organizado pelos próprios adolescentes e contará com uma arena de debates sobre os direitos na adolescência, bullying, trabalho infantil, homofobia, drogas ilícitas e líticas, letalidade da adolescência, redução da maioridade penal, sexualidade, DST´s, Aids e gravidez na adolescência.
A III Semana Municipal do Adolescente é promovida com o envolvimento das Secretarias da Educação, Saúde, Esporte, Cultura e do Turismo, Desenvolvimento Social e Combate à Extrema Pobreza, Coordenadoria de Juventude, Selo Unicef, Instituto Teias da Juventude, Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes, Sociedade de Apoio à Família Sobralense e Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA)
Fotos: Reprodução.