Ilustradora cria tirinhas sobre o privilégio de ser pai

Hype da Semana|Hype Viral|Hypeando
privilégio de ser pai

Agosto está chegando ao fim, o chamado “Mês dos Pais” acabou. Mas, o que é realmente ser pai? Basta “colocar no mundo” e ponto? E será que mesmo em casais que permaneçam juntos após o nascimento dos filhos, a divisão de tarefas e responsabilidades entre pais e mães é igual? Foi pensando nisso que uma mãe norte-americana desenvolveu uma série divertida de tirinhas nas quais questiona o privilégio de ser pai.

Mary Catherine Starr é uma ilustradora da cidade de Cape Cod, em Massachusetts (EUA). Mas ela também é mãe. E foi com a experiência da maternidade que ela começou a questionar o privilégio de ser pai. Afinal, ela começou a sentir na pele as diferenças de responsabilidades e julgamentos entre mães e pais. E em seu perfil no Instagram ela compartilhou uma divertida série de tirinhas falando justamente deste tema.

intitulado Um Guia Ilustrado para os Padrões Duplos da Parentalidade, a série de tirinhas traz algumas situações em que pais e mães recebem comentários distintos pelo mesmo comportamento. Para dar um exemplo, em uma das tirinhas um pai chega em casa trazendo comida de fast-food e é considerado um pai legal. Já uma mãe que chegue em casa com um pacote de fast-food é considerada preguiçosa.

Privilégio de ser pai

Na legenda, a ilustradora deixa claro que tudo é uma provocação. “Isso não é um insulto aos pais, é um insulto à nossa sociedade – uma sociedade que aplaude os pais por lidarem com os deveres parentais mais básicos + espera nada menos que perfeição das mães (ou pior ainda, envergonha-os por cada decisão e/ou movimento eles fazem!)”, escreveu. Ela ainda completou a legenda afirmando que “pai levando seu filho à consulta com o pediatra? Isso é tão bom! Que cara útil e maravilhoso!! Mamãe fazendo isso? Obviamente; é o trabalho dela (quer ela trabalhe ou não). Eu poderia ter desenhado um milhão de exemplos como esses, mas acho que você entendeu.”

Quais os outros privilégios de ser pai que você listaria?

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter