Esculturas hiperrealistas de Ron Mueck chegam ao Brasil em março de 2014
É praticamente impossível não se sensibilizar com as esculturas de Ron Mueck. O artista usa como base resina, fibra de vidro, silicone e diversos outros materiais para criar reproduções perfeitas de seres humanos em escalas maiores ou menores que a realidade, com uma riqueza de detalhes – fios de cabelos, rugas, marcas de expressão, veias.
Ron Mueck é australiano e começou a carreira construindo bonecos para programas de TV e filmes. A partir de 1996, fez a transição para o circuito de arte com esculturas completas que podem ser apreciadas de qualquer ângulo, reproduzindo situações que nos fazem pensar sobre a existência humana e a relação entre as pessoas.
Sua última exposição estreou em Paris e nesse momento está em Buenos Aires – a primeira vez em que suas obras são exibidas na América do Sul. Entre os dias 19 de março e 01 de junho de 2014, ela estará no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, na região do Flamengo. Há a expectativa de que a mostra chegue a São Paulo e outras capitais, mas ainda não há data nem local confirmados.
A exposição atual inclui três novas esculturas, e exibe um documentário sobre o processo de trabalho de Ron Mueck. Para quem gosta de se sentir envolvido com arte de uma maneira profunda e quase assustadora, trata-se de um programa obrigatório na agenda do próximo ano. Que tal já ir se planejando?
Fotos: Reprodução