Brincar é tão importante quando cuidar das crianças. Seja uma corrida de carrinho, uma passeio com a boneca, a preparação de uma comida imaginária ou até uma luta entre super heróis, é preciso estimular a imaginação das crianças enquanto elas brincam. É nesse momento eu elas desenvolvem sua criatividade e sua inteligência. Os brinquedos educativos nem sempre são as melhores opção e não necessariamente tornará a criança num adulto mais inteligente.
A idade recomendada para cada brinquedo deve ser respeitada, principalmente no caso dos brinquedos educativos, pois a criança precisa ter sua estrutura mental preparada para receber tal conteúdo. Não tente antecipar as etapas de desenvolvimento do seu filho. Blocos de montar, por exemplo ajudam a criança a ter melhores habilidades matemáticas e noções de espaço no futuro. Ela ainda exercita a concentração e a coordenação motora.
As brincadeiras clássicas, de rua, como esconde-esconde e pega-pega, a criança desenvolve a coordenação motora, exercita o equilíbrio, as habilidades com as mãos e os pés e a destreza dos dedos. Na brincadeira com massinha, a criança se deixa levar pela criatividade, estimula a arte sensorial, o tato, a visão e até o olfato.
Brincar de boneca, de casinha, fingir ser um super herói ou que está dirigindo um carro são maneiras das crianças representarem do seu jeito os acontecimentos do dia a dia. É dessa forma que elas entendem o que aconteceu e podem amadurecer com isso. Já ouvir e ler histórias e brincar com fantoches permite que as crianças desenvolvam a capacidade de criar histórias, a lidar com desafios, além de deixar tudo mais divertido. Do que seus filhos brincam?
Fotos: Reprodução