Inaugurado o Mercado Cultural dos Pinhões

Cultura|Em Fortaleza

Para dar continuidade ao incentivo à ocupação de espaços públicos na Capital por meio da cultura e da gastronomia local, o prefeito Roberto Cláudio inaugurou na última quarta-feira (26/07), o Mercado Cultural dos Pinhões. Instalado em prédio anexo ao tradicional Mercado dos Pinhões, o equipamento conta com 18 boxes para comercialização, banheiros, sala para administração, elevador plataforma para pessoas com mobilidade reduzida, escada de acesso ao novo 2º piso e áreas de convivência em ambos os pavimentos, que abrigarão programação cultural e festivais gastronômicos temáticos.

A arquiteta gaúcha Mírian Muller despediu-se das férias no Ceará prestigiando a inauguração do espaço. “Eu estou simplesmente fascinada com tudo isso. Que delícia poder sentir essa energia maravilhosa do povo cearense, experimentar essa cultura linda e esses pratos incríveis. A Prefeitura está de parabéns por esse investimento. Pretendo voltar a esta Cidade muitas e muitas vezes”, ressaltou.

Já o titular da Secretaria da Cultura, Evaldo Lima, destacou a importância histórica do Mercado dos Pinhões e de todo o seu entorno, classificando-o como patrimônio afetivo dos fortalezenses, agora incrementado pelo Mercado Cultural. “Este espaço remonta a segunda metade do século XIX. A oficina original do Mercado dos Pinhões foi a mesma que fez a Torre Eiffel, em Paris. Há toda uma identificação histórica e cultural, muita vida, programação intensa, relação de identificação, de pertencimento do cidadão daqui, não apenas no Carnaval, quando este é um dos polos mais disputados. Mas aqui a gente realiza inúmeras feiras e este é um ponto de encontro dos cearenses.

Durante o evento de inauguração, realizado por meio das Secretarias da Cultura e Regional Centro em parceria com Associação dos Chefs de Cozinha do Ceará, ocorreu o Festival Comida de Boteco, no qual renomados chefs de cozinha apresentaram pratos característicos da culinária nordestina. Na oportunidade, Roberto Cláudio também anunciou novo projeto de requalificação do Mercado histórico aliado ao estímulo do Plano Diretor da Cidade em fomentar a ocupação do entorno, promovendo a utilização cada vez mais saudável e plural do espaço.

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter