Incentivo à pesquisa ambiental

EcoFriendly|Sustentabilidade

Brasil e Países baixos assinam carta de intenções para reforçar a pesquisa em ciência ambiental e sustentabilidade

floresta_nopatio

O meio ambiente brasileiro irá receber o apoio dos Países Baixos. Para promover o intercâmbio entre eles foi assinada a carta de intenções, que irá proporcionar a troca de conhecimento entre eles para reforçar e conduzir pesquisas conjuntas em áreas como meteorologia e desastres naturais, pois ambos estão buscando soluções para temas semelhantes.

O Secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do Ministérios da Ciência, tecnologia e Inovação (MCTI) e a Ministra de Infraestrutura e Meio Ambiente dos Países Baixos, Wilma Mansvel, assinaram a carta de intenção que estabelece novas parcerias entre pastas com temas relacionados ao ambiente. O intuito dos Países Baixos é incentivar e colaborar cada vez com esse tema entre os países integrantes do Brics – bloco formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

A parceria envolve inicialmente o o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden/MCTI); o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCTI), por meio dos centros de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) e de Ciência do Sistema Terrestre (CCST); os institutos nacionais de Águas (INA/MCTI) e de Pesquisas Oceanográficas e Hidroviárias (Inpoh) e o Real Instituto Meteorológico dos Países-Baixos (KNMI, na sigla em holandês). As entidades participantes irão conduzir pesquisas e buscarem aperfeiçoamento de técnicas, além de trocar informações e experiências em meteorologia, climatologia, hidrologia, oceanografia e desastres naturais, além do sensoriamento remoto da terra e da superfície terrestre, entre outros fenômenos geofísicos.

Foto: Reprodução

 

Inscreva-se na nossa newsletter