Inclusão | Assembleia inaugura sala sensorial para emissão da CIN

Acontece|Assembleia Legislativa

Para oferecer um atendimento inclusivo e acolhedor, a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) inaugurou uma sala direcionada para o público com especificidades sensoriais. O local integra  o serviço de emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN) para pessoas com síndrome de Down, transtorno do espectro autista (TEA), transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) e outras especificidades. 

A sala sensorial da Alece é equipada com recursos terapêuticos sensoriais, como brinquedos infantis, tapetes, tatames, almofadas e itens para estimular a criatividade. No local, os profissionais simulam os procedimentos para a coleta das digitais e a assinatura da criança, em uma lousa mágica. A fotografia também é ensaiada com o uso de uma câmera digital. 

 Pensada para conquistar a confiança de crianças e jovens em momentos de desorganização sensorial, a unidade fica no mesmo espaço onde funciona a Casa do Cidadão e o Procon Assembleia. Para ter atendimento, basta fazer o agendamento no site da SPS, escolhendo a opção “Casa do Cidadão da Assembleia Legislativa – CIN (identidade)” e preenchendo com os dados pessoais. 

.

Este é um um marco significativo na jornada rumo à acessibilidade e inclusão. O equipamento é uma parceria entre o Poder Legislativo, por meio do Centro Inclusivo para Atendimento e Desenvolvimento Infantil (Ciadi), e o Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Proteção Social (SPS) e da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), representada pela Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), responsável pela emissão das carteiras de identidade no Estado.

Serviço:
Emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN) – Sala sensorial
3º andar do prédio do anexo III da Alece
Avenida Pontes Vieira, 2348 – Dionísio Torres
Agendamento no no site da SPS

Fotos: Reprodução/ Fonte: Alece e Governo do Ceará

Inscreva-se na nossa newsletter