Indiana de 62,8 centímetros é a menor mulher do mundo

Acontece

Um presente de reconhecimento mundial. Alguns diriam: “coisa de gente grande”. Claro que o bordão faz referência ao trabalho desempenhado por alguém, mas aproveitando à deixa, e o trocadilho: presente grande, é coisa de gente pequena também. Como no caso da pequena indiana Jyoti Amge, que completou 18 anos, e foi considerada a menor mulher do mundo, com apenas 62,8 centímetros. Ela foi medida hoje (16), na cidade indiana de Nagpur. Jyoti ganhou o título do Livro dos Recordes (Guinness World Records).

Antes, o titulo de menor mulher do mundo, pertencia à americana Bridgette Jordan, de 69 centímetros. A indiana só ganhou o titulo agora, por ter feito 18 anos, idade minima para entrar no Livro. Bridgette Jordan, perde um título, mas junto com seu irmão, Brad, de 98 centímetros ainda continuam sendo os irmãos “mais baixos do mundo ainda vivos”. Bridgette é universitária, e tem a dança, como um de seus hobbies.

Com roupa de festa tipicamente indiana, Jyoti, recebeu os representantes do Livro dos Recordes em sua casa, no vilarejo onde mora em Nagpur. Rodeada por parentes e muitos presentes, ela conta ter o sonho de se tornar uma atriz de Bollywood, após se formar em uma faculdade. “Coloquei Nagpur no mapa mundial. Agora todos sabem onde é”, brincou.

A força de vontade da pequena indiana entusiasma muita gente. Ela sofre de um tipo de nanismo chamado  acondroplasia. Nos últimos dois anos, ela cresceu menos de um centímetro, fato que faz os cientistas acreditarem que a altura de Jyoti não deva mais ser modificada. O título de mulher mais baixa da história ainda continua sendo da francesa Pauline Musteres (1876 – 1895), que foi registrada com 61 centímetros de altura.

 

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter