Inep lança Cartilha do Participante da Redação do Enem de 2016

Acontece|Brasil|Educação

Quem está se preparando para realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) este ano já sabe que a redação é um dos itens mais importantes e com maior peso no exame, por isso não dá para esquecer e cometer erros grotescos neste quesito, pois os avaliadores não perdoam.

Para facilitar a preparação na confecção da redação, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) divulgou na Internet uma cartilha para ajudar os estudantes inscritos no Enem de 2016. Neste ano, as provas do exame serão aplicadas no dias cinco e seis de novembro.

A Cartilha do Participante da Redação do Enem de 2016 explica as competências avaliadas, os critérios adotados para as correções e traz redações de estudantes que tiraram nota máxima em edições anteriores do exame, com comentários. Além disso, a publicação define o que é considerado desrespeito aos direitos humanos e inclui frases usadas por candidatos que foram motivo para nota 0 na redação.

De acordo com a cartilha, a redação do Enem é um texto dissertativo-argumentativo, no qual, a partir do tema proposto, o estudante deve desenvolver, com coerência e coesão, uma tese (opinião sobre o assunto), apoiada em argumentos consistentes. Por fim, o candidato elabora uma proposta de intervenção social com propostas coerentes e viáveis para o problema sugerido no tema.
enem-de-2016-2
Entre os motivos que podem levar à nota 0 na redação estão fuga ao tema, extensão de até sete linhas, trechos deliberadamente desconectados do tema proposto e desrespeito aos direitos humanos. Conforme a cartilha, constituem desrespeito aos direitos humanos propostas que “incitam à violência, ou seja, propostas nas quais transparece a ação de indivíduos na administração da punição, como as que defendem a ‘justiça com as próprias mãos’ ou a lei do ‘olho por olho, dente por dente’”.
Em 2015 mais de 53 mil candidatos que realizaram o Enem zeraram a nota da redação. Você não quer correr o risco de fazer parte de um índice tão ruim em 2016, não é mesmo? Treinando e pondo em prática todas as dicas do Inep, não haverá imprevistos e a redação do Enem de 2016 será mais uma etapa tranquila do vestibular. Boa sorte!
Fotos: Reprodução. 

Inscreva-se na nossa newsletter