Inep vai testar lacres eletrônicos para segurança do Enem

Acontece

Os mais de 5,7 milhões de candidatos inscritos nesta edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) vão poder contar com mais segurança no transporte das provas. Pelo menos é o que espera o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que vai testar pela primeira vez um lacre eletrônico para os malotes em que as provas serão transportadas.

Com o novo recurso, o Ministério da Educação pretende testar a eficácia do equipamento para coibir fraudes. O sistema só está sendo testado em uma parte dos malotes. Caso haja resultados satisfatórios, o sistema será implantado em 100% dos malotes, de forma progressiva, segundo a assessoria do Inep. Cada lacre pode ser usado até 12 vezes.

Todo o investimento inicial de R$ 3,7 milhões, referente a 20 mil lacres eletrônicos, é uma forma de sanar de vez as falhas que, em 2009, por exemplo, fizeram o Enem ser cancelado e em seguida reaplicado após vazamento de provas. Outros problemas também foram detectados em 2010 e 2011, deixando a credibilidade do exame em baixa.

O Enem será realizado neste sábado (3) e domingo (4). No Ceará 345.002 pessoas se inscreveram para fazer a prova. Em todo o Brasil, mais de 70 instituições de ensino devem usar parcial ou integralmente as notas do Enem no seu processo de seleção. São elas:

UFAC, UFAL, Uncisal, UEAP, Unifap, Ufam, Uesb, Uesc, UFBA, UFRB, Uneb, Univasf-BA, UFC, Unifor, Unilab, UnB, Ufes, UFG, UFMA, UFMT, Unemat, UFMS, UEMS, UFJF, UFSJ, UFTM, Ufop, UFMG, UFU, UFV, UFVJM, Unifal, Unifei, Ufopa, UFPA, UEPB, UFCG, UFPB, UFPR, UEL, UEPG, Unicentro-PR, Unila, UTFPR, UFPE, UFRPE, Univasf-PE, UFPE, Univasf-PI, UFF, UFRJ, Unirio, UFRRJ, UFRN, Uern, Ufersa, Furg, Uergs, UFCSPA, UFFS, UFPel, UFRGS, UFSM, Unipampa, UFRR, Unir, UFFS-SC, Uesc, UFABC, Unifesp, Unesp, UFScar, Unicamp, USCS, UFS e UFT.

 

Foto: reprodução 

Inscreva-se na nossa newsletter