Os mais de 5,7 milhões de candidatos inscritos nesta edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) vão poder contar com mais segurança no transporte das provas. Pelo menos é o que espera o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que vai testar pela primeira vez um lacre eletrônico para os malotes em que as provas serão transportadas.
Com o novo recurso, o Ministério da Educação pretende testar a eficácia do equipamento para coibir fraudes. O sistema só está sendo testado em uma parte dos malotes. Caso haja resultados satisfatórios, o sistema será implantado em 100% dos malotes, de forma progressiva, segundo a assessoria do Inep. Cada lacre pode ser usado até 12 vezes.
Todo o investimento inicial de R$ 3,7 milhões, referente a 20 mil lacres eletrônicos, é uma forma de sanar de vez as falhas que, em 2009, por exemplo, fizeram o Enem ser cancelado e em seguida reaplicado após vazamento de provas. Outros problemas também foram detectados em 2010 e 2011, deixando a credibilidade do exame em baixa.
O Enem será realizado neste sábado (3) e domingo (4). No Ceará 345.002 pessoas se inscreveram para fazer a prova. Em todo o Brasil, mais de 70 instituições de ensino devem usar parcial ou integralmente as notas do Enem no seu processo de seleção. São elas:
UFAC, UFAL, Uncisal, UEAP, Unifap, Ufam, Uesb, Uesc, UFBA, UFRB, Uneb, Univasf-BA, UFC, Unifor, Unilab, UnB, Ufes, UFG, UFMA, UFMT, Unemat, UFMS, UEMS, UFJF, UFSJ, UFTM, Ufop, UFMG, UFU, UFV, UFVJM, Unifal, Unifei, Ufopa, UFPA, UEPB, UFCG, UFPB, UFPR, UEL, UEPG, Unicentro-PR, Unila, UTFPR, UFPE, UFRPE, Univasf-PE, UFPE, Univasf-PI, UFF, UFRJ, Unirio, UFRRJ, UFRN, Uern, Ufersa, Furg, Uergs, UFCSPA, UFFS, UFPel, UFRGS, UFSM, Unipampa, UFRR, Unir, UFFS-SC, Uesc, UFABC, Unifesp, Unesp, UFScar, Unicamp, USCS, UFS e UFT.
Foto: reprodução